
Com a autorização de dois novos cursos de Medicina no Estado, em Santa Maria e em Passo Fundo, chega a 1,2 mil o número de vagas para estudantes na área por ano. Em relação a 2009, quando havia 997 vagas em universidades gaúchas, segundo o o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), o aumento é de 23,1%.
Em relação ao número de instituições que ofertam Medicina em seus vestibulares, o número passou de 11 para 15 nos últimos cinco anos.
Quer cursar Medicina? O vestibular é só o começo. Veja dicas
Leia todas as últimas notícias publicadas em Zero Hora
O que pouco mudou neste período foi a distribuição dos cursos pelo Estado. Em comparação a 2009, apenas um município que não tinha curso de Medicina foi incluído na lista. Trata-se de Lajeado, no Vale do Taquari, onde a Univates abriu as primeiras 50 vagas ao longo deste ano.
Os outros três novos cursos abertos nos últimos cinco anos são opções em cidades onde já havia a oferta. É o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que abriu vagas no ano passado no campus de Passo Fundo, e da Faculdade Meridional (Imed), em Passo Fundo, e do Centro Universitário Franciscano (Unifra), em Santa Maria, estas duas últimas com cursos autorizados nesta segunda-feira.
Quanto à distribuição das vagas entre universidades públicas e privadas, o Inep não informou os dados de 2009. Atualmente, incluindo os dois novos cursos, o site do Ministério da Educação (MEC) informa que oito das 15 instituições são privadas. No entanto, o número de vagas ofertadas pelas universidades federais é maior - 51,8% do total (636 vagas).
No mapa abaixo, veja a distribuição das vagas entre universidades e municípios, e quais instituições são públicas (ícone verde) e quais são privadas (em vermelho):
Novos cursos terão vestibular ainda neste ano
A portaria que autoriza que o Imed e a Unifra a oferecer medicina foi publicada nesta segunda-feira e já está em vigor. Com isso, ambas as instituições já programam incluir no próximo vestibular de verão 42 novas vagas em Passo Fundo e outras 80 em Santa Maria. Abaixo, ZH apresenta os dois cursos, com informações repassadas pelas universidades.
SANTA MARIA - Centro Universitário Franciscano (Unifra)
- Data do vestibular: 2 de dezembro
- Abertura das inscrições para o vestibular: outubro
- Benefícios: não terá vagas pelo Sisu, nem Enem, acesso comente via vestibular. Haverá a possibilidade de Fies, conforme cada realidade do aluno
- Início das aulas: segunda quinzena de fevereiro de 2015
- Número de vagas: 80 vagas (40 para o vestibular de verão e 40 para o de inverno de 2015)
- Custo mensal por aluno: não está definido
- Duração: 12 semestres
- Diferencias: Seu projeto pedagógico visa formar um médico generalista, apto a trabalhar nos três níveis de complexidade sob políticas e realidades alinhadas ao Sistema Único de Saúde.
-Mais informações: www.unifra.br
PASSO FUNDO - Faculdade Meridional (Imed)
- Data do vestibular: novembro (sem data definida)
- Abertura das inscrições para o vestibular: outubro
- Benefícios: assim como os demais ofertados pela Faculdade Imed, terão disponibilidade de bolsas do ProUni e acesso ao Fies (ainda sem valores disponíveis)
- Início das aulas: março de 2015
- Número de vagas: 42 vagas anuais
- Custo mensal por aluno: valor não definido
- Duração: 12 semestres
- Diferencias: o hospital de referência para a Imed, que será também o hospital-escola do curso de Medicina da instituição, é o Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo. Além dele, a Imed mantém convênio com o Hospital Prontoclínica, Hospital Beneficente Doutor César Santos, Hospital Cristo Redentor (Marau), Hospital Santo Antônio de (Tapejara) e Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo). Além da rede hospitalar descrita, o sistema de referência e contrarreferência conta com unidades básicas de saúde das cidades de Passo Fundo, Carazinho, Tapejara e Marau
-Mais informações: www.imed.edu.br