
O governo publicou nesta sexta-feira no Diário Oficial da União a exoneração do servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho do cargo de chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Vieira Filho foi responsável pelas alterações nos perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg no portal Wikipédia, utilizando recursos de informática do Palácio do Planalto, segundo sindicância instaurada pela Casa Civil.
Na época das alterações, que continham críticas aos jornalistas, Vieira Filho era assessor da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que funciona no quarto andar do palácio presidencial.
"Uso da rede do Planalto para mudar perfis na Wikipédia é inadmissível", diz Dilma
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Servidor de carreira da área de finanças e controle, ele permanecerá no serviço público. A exoneração só o afasta do cargo de chefia que ocupava atualmente. De acordo com a Casa Civil, mesmo exonerado, o servidor será alvo de um processo administrativo disciplinar, que poderá, eventualmente, levar à sua demissão do serviço público.
A denúncia da alteração dos perfis dos dois jornalistas na enciclopédia virtual foi feita em agosto pelo jornal O Globo.
* Agência Brasil