
Os temporais da última semana ainda deixam resquícios para os gaúchos nesta terça-feira. Cerca de 25 mil casas seguem sem energia elétrica, segundo comunicados da RGE e da AES Sul - duas das concessionárias que atendem o Rio Grande do Sul. A CEEE informou que em sua área de abastecimento a situação está normalizada.
No início da noite, a AES Sul informou que a força-tarefa da empresa já normalizou o fornecimento para mais de 88% dos clientes atingidos pelo temporal. Com isso, às 19h, havia 12 mil clientes com o fornecimento interrompido, a maioria na região da fronteira. Nas demais regiões (Central e vales do Rio Pardo e do Rio Taquari), as interrupções são pontuais e também estão em atendimento.
Já a RGE não divulgou novo balanço. Pelo último levantamento, às 17h, ainda havia 23 mil casas sem energia, a maioria delas nas regiões do Alto do Rio Jacuí, da Serra, do Vale do Taquari e do Alto Uruguai.
Defesa Civil recebe doações para ajudar moradores de 30 municípios atingidos pela chuva no RS
13 municípios gaúchos decretam situação de emergência
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
As companhiass afirmam que estão trabalhando em operações especiais para restabelecer o fornecimento de energia o mais cedo possível.
Alertas de segurança
As concessionárias também reforçam as medidas para evitar acidentes com a rede elétrica:
- Não tente podar árvores próximas à rede elétrica. Os galhos podem tocar os fios, energizando a árvore;
- Ao encontrar um fio elétrico solto ou partido na rua, não se aproxime e não deixe outras pessoas se aproximarem, pois pode estar energizado.
- Jamais deve se tentar religar a energia por conta própria.
* Zero Hora