
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) oficiou a American Airlines pelos problemas apresentados no voo 203, com rota para Curitiba - Porto Alegre - Miami. A companhia terá sete dias para comprovar a prestação de assistência aos passageiros, sob pena de multa que pode variar de R$ 4 mil a R$ 10 mil por infração por passageiro. O voo 203 levava 185 passageiros e 11 tripulantes. As informações são da Rádio Gaúcha.
O voo deveria ter desembarcado em Miami na manhã de terça, mas nesta quarta-feira ainda havia passageiros em Porto Alegre. O avião teve de fazer um pouso de emergência no Salgado Filho após apresentar defeito.
Alguns passageiros conseguiram seguir viagem por outras empresas. Os que não conseguiram embarcar foram acomodados em hotéis. No final da manhã não havia mais passageiros em frente ao balcão da companhia no Salgado Filho.
Primeiro voo direto entre Porto Alegre e Miami sai com atraso de 41 minutos
Princípio de incêndio atinge loja da American Airlines no Salgado Filho
A Anac alerta que a resolução 141/2010 obriga a empresa a informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação, alimentação e acomodação adequadas, traslado e serviço de hospedagem. Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos.
American Airlines é condenada por humilhar passageiro dentro de avião
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Contatada por Zero Hora na tarde desta terça-feira, a Anac respondeu por e-mail que "foi informada do ocorrido e está monitorando por meio de inspetores a assistência aos passageiros prestada pela empresa, além de acompanhar os relatórios sobre as manutenções realizadas na aeronave, para que ela volte às operações mantendo o padrão de segurança operacional internacional".
Apesar de dizer que estava acompanhando a situação, por volta das 20h, a sala da Anac no aeroporto estava trancada, enquanto dezenas de passageiros ainda aguardavam pela resolução do impasse. Atendentes do balcão de informações da Infraero também tentaram contato com funcionários da agência, mas não tiveram resposta.
*Zero Hora
