
A falta de energia elétrica decorrente do mau tempo também afeta o abastecimento de água no Rio Grande do Sul. Conforme balanço feito pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na manhã desta segunda-feira, seis municípios enfrentam problemas. O motivo é que, sem energia elétrica, a água não pode ser bombeada e chegar aos consumidores.
Cinco cidades com interrupção no abastecimento estão na área da AES Sul, que tinha aproximadamente 100 mil pontos sem luz, de acordo com levantamento desta manhã. São elas: Arroio do Tigre, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Nova Santa Rita. A normalização do serviço está prevista para hoje; porém, só o horário de retorno em Nova Santa Rita é especificado (18h).
Vídeo mostra chegada do temporal em Santa Maria
ZH Explica: Por que choveu tanto no RS neste final de semana
- Estamos sem água desde às 7h de domingo, e não tem previsão de voltar. Não temos água nem para tomar banho e fazer comida - reclama o porteiro Luiz Claudio Macedo Rodrigues, morador de Gravataí, na Região Metropolitana.
Flores da Cunha, na Serra, é o outro município cuja falta de energia elétrica provoca desabastecimento em três bairros. O serviço deve ser reestabelecido até as 20h.
Ao todo, aproximadamente 120 mil clientes estavam sem luz ao meio-dia desta segunda-feira. Além dos moradores da região de cobertura da AES Sul, havia 15 mil pontos sem luz na área da RGE e 10 mil na área da CEEE. No fim de semana, mais de 700 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
A quem recorrer quando o temporal estraga algum equipamento elétrico
Confira imagens dos temporais pelo Estado:
* Zero Hora