Após a Secretaria de Segurança Pública (SSP) desativar definitivamente o ônibus-cela Trovão Azul, o número de PMs fazendo custódia dos presos provisórios segue praticamente o mesmo. Nesta terça-feira (13), em Porto Alegre, 16 brigadianos estão fora do patrulhamento para monitorar detentos transferidos desde segunda-feira para o albergue Pio Buck, na Capital. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais
Construção de penitenciária em Charqueadas deve gerar 300 empregos diretos
Por que Charqueadas é a cidade dos presídios
Susepe diz que Trovão Azul será desativado definitivamente a partir de segunda-feira
Na última sexta-feira (9), por exemplo, eram 24 policiais fazendo custódia. Ou seja, o número até diminuiu, mas a Brigada Militar (BM) informa que foi devido ao número de prisões. Nas demais cidades da Região Metropolitana, nesta terça são 16 PMs fora da função nas ruas, praticamente o mesmo número da última sexta-feira, quando 15 não estavam no patrulhamento.
A grande diferença da troca do ônibus por uma área do albergue é a segurança do local para os próprios brigadianos e também pelo fato de diminuir a possibilidade de fugas, bem como o imóvel ser apropriado para acomodar presos. No entanto, este problema só será resolvido após a liberação de mais vagas em presídios e da construção de outros três centros de triagem na Capital. O centro de triagem na zona leste da cidade segue com 72 presos e as Delegacias de Pronto Atendimento da Grande Porto Alegre estão com 120 detentos aguardando vagas em casas prisionais. Segunda, eram 115.