
Documentos revelados por Edward Snowden ao site The Intercept revelam que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) consegue acessar redes de telefonia celular no mundo todo e obter qualquer informação da qual necessite- inclusive de países aliados.
Segundo o blog Link, do Estadão, chamado de Auroragoldm o programa tem monitorado centenas de companhias telefônicas a nível internacional para encontrar brechas na segurança da tecnologia de celulares e permitir que seus agentes leiam mensagens e escutem ligações. Conforme os arquivos, quase 70% das redes de telefonia celular em todo o mundo tiveram informações potencialmente exploradas pela NSA.
Leia as últimas notícias sobre Tecnologia
Edward Snowden é autorizado a permanecer mais três anos na Rússia
Ex-funcionário da NSA, Snowden também revela planos da Agência de introduzir falhas nos sistemas de comunicações para se aproveitar da situação, algo que poderia expor a população geral à ação criminosa de hackers.
A operação também estaria monitorando 1,2 mil mensagens enviadas e recebidas de e-mails em contas associadas com as principais operadoras de rede móvel, interceptando o planejamento de empresas e que ajudaria a NSA a invadir as redes de telefones celulares.