
Muito se tem falado sobre os problemas e as dificuldades que o Grêmio terá para escalar o time no jogo desta noite contra o Botafogo. Agora, vamos às soluções.
Se Renato preferir entrar com uma proposta mais defensiva, deve promover a entrada de jogadores com funções semelhantes às dos que não podem jogar. Entra Jailson na vaga de Michel e Leo Moura na de Luan. Com eles, o Grêmio terá uma envergadura defensiva e as características do time serão mantidas, o que se pode discutir é a qualidade.
Leia mais
Renato faz mistério sobre situações de Luan e Geromel: "Ninguém está descartado ou confirmado"
Com tantos desfalques, o objetivo é voltar vivo para o jogo de volta
Briga por artilharia e time quase completo: como a imprensa carioca trata Botafogo x Grêmio
Outra opção seria colocar Arroyo no lugar de Jailson, com Ramiro recuado e colocando três jogadores numa linha intermediária – o equatoriano, Leonardo Moura e Fernandinho – com Barrios à frente. Assim, ele encolhe defensivamente o time e tem a opção de sair com velocidade para o contra-ataque. Renato ainda pode sacar Barrios e optar por jogadores de velocidade.
Esta é a hora do treinador. Quando se tem jogadores disponíveis e processos táticos indiscutíveis, tudo está resolvido. Se Luan pudesse jogar, não haveria todo este quebra-cabeças. Renato tem de conhecer a intimidade do grupo, prever a reação pessoal dos jogadores e analisar, na medida do possível, a provável escalação do adversário.
*ZHESPORTES