
Um sonho de quase 10 anos se realiza nesta quarta-feira (13) para a rede de hotéis Intercity, nascida em Gravataí há 18 anos. Alexandre Gehlen, fundador da rede gaúcha, assina em Frankfurt, Alemanha, acordo de cooperação com sua homônima alemã Intercity. O empresário explica que o objetivo é oferecer a seus 35 mil clientes hospedagem equivalente na Europa, com mais segurança sobre o que vai encontrar. A empresa gaúcha é atualmente a quinta no ranking das maiores do Brasil e tem a ambição de se tornar terceira.
Num universo dominado por "agências virtuais" – site e aplicativos de reserva –, Gehlen admite que está na agenda das duas empresas o reforço da captação própria de clientes, sem depender de intermediários. Mas ressalta que a parceira também passa por capacitar equipes nos dois continentes. De lá para cá, com foco mais corporativo. No sentido inverso, mais concentrado em lazer. O acordo vai conectar cem unidades europeias e 40 nacionais.
Leia mais
Tradicional hotel da Serra muda de mãos
Depois de Guaíba, rede francesa abre hotel, agora em Igrejinha
Novo hotel inaugura bandeira em Porto Alegre
A história da homonímia é curiosa: quando fundou a rede no Estado, Gehlen se inspirou nos trens que fazem ligações entre cidades alemãs, os Intercity e os Intercity Express – outra marca que a rede estreou. A empresa alemã foi fundada exatamente para atender aos usuários de transporte ferroviário na Alemanha, e costumavam ficar perto das principais estações. Agora, as duas histórias até então paralelas como trilhos convergem para a mesma variante. O desvio foi acelerado neste ano, detalha:
– Retomamos há seis meses, eles vieram nos visitar, verificaram que temos identidade.
A Intercity gaúcha não descarta, no futuro, outros acordos operacionais do mesmo formato em outras regiões do planeta. A que parece mais próxima – não geograficamente, mas nos planos – é a Ásia.