Vestibular

História em dois atos

Filme e peça de teatro unem história e literatura para ajudar nos estudos

Fim do ciclo História no Cinema e nova encenação de "O Amor de Pedro por João" enchem o fim de semana de atividades para vestibulandos

Warner Bros. / Divulgação
'Diamante de Sangue', longa com Djimon Hounsou e Leonardo DiCaprio mostra exploração de mineradores em Serra Leoa

Duas atrações voltadas a vestibulandos ocorrem neste fim de semana em Porto Alegre: uma palestra em que serão discutidos os aspectos históricos de um filme e uma peça de teatro baseada no livro de Tabajara Ruas que é uma das leituras obrigatórias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No próximo sábado, às 9h30min, no CineBancários (Rua General Câmara, 424, Porto Alegre), ocorre o último encontro do ciclo História no Cinema para Vestibulandos. O projeto da História da UFRGS vai tratar sobre o Continente Africano a partir da exibição de Diamante de Sangue (Edward Zwick, 2006).

O doutorando em Relações Internacionais Anselmo Otavio fará palestra estabelecendo conexões entre o enredo e a realidade africana. Otavio é pesquisador vinculado ao Centro Brasileiro de Estudos Africanos (Cebrafrica). A entrada é franca. Mais informações no site facebook.com/hcinema.

A sessão
Quando: sábado (29/11), às 9h30min
Onde: CineBancários (General Câmara, 424, Porto Alegre)
Filme: Diamante de Sangue (Edward Zwick, 2006, 142min)
Sinopse: Década de 1990, Serra Leoa, África. Obrigado a trabalhar em um campo de mineração, Solomon Vandy (Djimon Hounsou) encontra um diamante de cem quilates. Ele acaba preso e conhece o ex-mercenário Danny Archer (Leonardo DiCaprio). Os dois fazem um acordo: Solomon mostra o diamante, Danny o ajuda a reencontrar a família.
Palestrante: Anselmo Otavio

Tabajara Ruas volta ao Teatro da Amrigs

Sábado, às 14h, é também dia conferir a história do livro O Amor de Pedro por João, de Tabajara Ruas, será encenada no Teatro da Amrigs (Avenida Ipiranga, 5.311, Porto Alegre), dentro do projeto Teatro Vestiba - que transpõe para os palcos leituras obrigatórias da UFRGS.

- Tabajara Ruas acompanhou a adaptação e os ensaios, facilitando o trabalho. O olhar do autor supervisionando as ideias manteve a fidelidade e a emoção da obra - afirma Carlos Zambeli, um dos criadores do projeto.

Além do livro de Ruas, o Teatro Vestiba levou à Amrigs Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, e o disco Tropicália ou Panis et Circensis.

A peça
Quando: sábado (29/11), às 14h
Onde: Teatro da Amrigs (Avenida Ipiranga, 5.311, Porto Alegre)
Ingressos: R$ 40 no site teatrovestiba.com.br e nos seguintes pontos de venda em Porto Alegre: Restaurante Gambrinus (Mercado Público), Casa do Concurseiro (Rua Jerônimo Coelho, 307) e Valkiria Café (Avenida Carlos Gomes, 604)
Debate: o autor Tabajara Ruas e os professores Guilherme Suman, do Grupo Unificado, e Maria Tereza Faria, do Universitário, conversarão sobre a obra e o período que ela retrata antes do espetáculo.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

00:00 - 03:00