
Há 15 anos, Milton Pereira Adriano foi ao médico em busca de uma solução para os problemas que estava vivendo. Estressado, Milton achava que estava doente, mas o médico recomendou um remédio diferente:
- Ele me mandou procurar uma atividade. Naquela época eu só pensava em trabalho e na família e aumentava o tamanho dos problemas.
Milton achou que era um sinal quando naquele dia abriu o jornal e viu o anúncio de um clube gourmet para homens. Sem pensar duas vezes, matriculou-se na atividade para novatos e, em poucos dias, estava envolvido com desossa de aves, corte de carnes, espinhos de peixes e diferentes formas de cozinhar arroz.
Nove lições para viver mais de cem anos
Homens e mulheres apresentam diferentes percepções sobre o próprio envelhecimento
Usar o computador estimula a memória e o raciocínio
Hoje, aos 62 anos, Milton coordena a turma dos cursos avançados e é um dos participantes da Confraria União Cooks, de Porto Alegre. Foi o remédio perfeito para a "doença" do corretor de seguros.
A falta de atividades é uma das principais preocupações sobre os homens na terceira idade. A maioria tende a se isolar ao longo dos anos. Uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense, feita com pessoas que já passaram dos 60 anos, apontou que 83% deles concorda que viver sozinho diminui a qualidade de vida e 55% afirmaram que a aposentadoria é um fator para isolamento social. Milton ainda não tinha intenção de parar de trabalhar, mas tinha reduzido suas atividades.
- O tempo traz mudanças nos papéis sociais. No caso dos homens, a terceira idade pode ser um sinal de perda do papel produtivo e de cuidador da família. Por uma questão cultural, poucos procuram outras atividades que não sejam ligadas ao trabalho e à família e isso os torna mais propensos à depressão - comenta a professora de Educação Física da UFRGS, Andrea Gonçalves, especialista em idosos.
Milton reencontrou a cozinha. Quando criança, cozinhava junto com a mãe. O preconceito fez com que na juventude ele deixasse esse prazer de lado. Quando encontrou a confraria gourmet pode voltar a fazer uma das coisas que mais o faz feliz: preparar comidas para as pessoas.
- A comida emociona, traz sensações e isso me fascina. Acontece, muitas vezes, de eu preparar um jantar e esquecer de comer porque fico observando a reação das pessoas.
Não se considerar idoso aumenta as chances de felicidade, diz pesquisa
Ajudar os filhos financeiramente é um dos desejos da terceira idade, diz pesquisa
Faculdade é realidade também para quem já passou dos 50
A nova geração da terceira idade está descobrindo prazer em atividades que remoraram a um tempo antigo ou novas descobertas. O corretor de seguros sabia o básico, mas começou com o curso para novatos e foi desenvolvendo as práticas com outras classes. Hoje, é convidado para preparar um jantar completo em grandes eventos sociais. Uma vez por mês, os homens da confraria se reúnem para preparar pratos especiais, testar novos ingredientes e conversar. Os encontros não ficam reduzidos ao clube.
- Estamos sempre nos reunindo para comemorar o aniversário de um dos membros ou de nossos familiares ou, simplesmente, pelo prazer de preparar algo para as pessoas.
Para Gonçalves, o novo papel social e ter um objetivo são os benefícios desses grupos de sociabilidade.
- Não é apenas a atividade, os homens descobrem múltiplos interesses e habilidades - explica.
A vida de Milton mudou completamente. Depois da alegria do reencontro com a cozinha, viu que era capaz de mudar o clima no trabalho, passou a fazer caminhadas e a nadar. Tudo para cuidar mais da própria saúde.
- Conhecer gente e fazer amizades transformou minha vida. A confraria me permite brincar, trocar ideias, ter novas relações de confiança. Eu passei a ser uma pessoa melhor com a minha família e comigo mesmo.
Quem via o corretor de seguros há 15 anos, quase não acredita que ele já cozinhou com grandes chefs brasileiros e até participa de avaliações em cursos de gastronomia. O envelhecimento até foi um desafio para Milton, mas aquele remédio indicado pelo clínico há 15 anos foi determinante para salvar sua vida.