As atuais exposições em cartaz em três das principais instituições e museus da Capital oferecem um dos momentos mais altos da programação de artes visuais deste ano no Estado. Por coincidência, Margs, Santander Cultural e Fundação Iberê Camargo dedicam suas mostras à arte moderna. É como se convenciona chamar a produção em pintura, escultura, gravura e desenho desde o século 19 até a metade do século 20, quando o surgimento de novas práticas artísticas fundou o que passou a se chamar arte contemporânea. Visitar as três exposições oferece a oportunidade de ver como a arte moderna abarca diferentes vertentes e linguagens, no Brasil e no mundo.
Parque de esculturas de Francisco Brennand
O Santander Cultural (Praça da Alfândega, s/nº) apresenta a maior mostra de sua programação neste ano. Dedicada ao escultor pernambucano Francisco Brennand, Senhor da várzea, da argila e do fogo enche os olhos pela exuberante monumentalidade gerada pela conjugação entre as suas esculturas e a arquitetura do espaço expositivo. O desafio foi transpor para o ambiente do Santander Cultural as grandes peças escultóricas que parecem fazer sentido apenas se vistas no lugar onde são criadas e instaladas – a Oficina Cerâmica e o Parque das Esculturas Francisco Brennand, em Recife.
Visitação de terça a sábado, das 10h às 19h, e domingo, das 13h às 19h. Fechado nos feriados. Até 4 de setembro.
Santander Cultural (Sete de Setembro, 1.028, na Praça da Alfândega), em Porto Alegre, fone (51) 3287-5500.

Grandes nomes da arte moderna
Na Fundação Iberê Camargo, Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz reúne nomes fundamentais da primeira metade do século, com uma seleção de mais de 70 obras que ajudam a melhor compreender um dos mais efervescentes períodos da história da arte brasileira. É a chance de ver trabalhos de alguns dos nossos maiores artistas, como Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Amilcar de Castro, Anita Malfatti, Candido Portinari, Cicero Dias, Di Cavalcanti, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Vicente do Rego Monteiro e Victor Brecheret.
Visitação de terça a domingo (inclusive feriados), das 12h às 19h (último acesso às 18h30min). Até 16 de outubro. Entrada gratuita.
Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2.000), em Porto Alegre, fone (51) 3247-8000. Estacionamento: no subsolo da Fundação, com entrada pela Av. Padre Cacique, no sentido Zona Sul.

Artistas ilustradores da editora Globo
No Margs (Praça da Alfândega, s/nº),A modernidade impressa: artistas ilustradores da Livraria do Globo já indica no título o seu tema. A ampla exposição é dedicada aos artistas que integraram a Seção de Desenhos da editora, entre eles João Fahrion, Sotero Cosme, Nelson Faedrich, Francis Pelichek e Edgar Koetz. O papel desse grupo na divulgação das linguagens artísticas modernas no Estado é demonstrado com a reunião de pinturas, ilustrações, cartazes, desenhos e gravuras.
Visitação de terça a domingo, das 10h às 19h. Até 21 de agosto. Entrada gratuita.
Margs (Praça da Alfândega, s/nº), em Porto Alegre, fone (51) 3227-2311.
