Um abaixo-assinado organizado por meio do site Change.org está reunindo assinaturas pela reabertura da mostra Queermuseu — Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, que estava em cartaz no Santander Cultural e foi cancelada no último domingo após uma série de protestos que acusavam as obras e os artistas de ofenderem símbolos católicos e fazerem apologia à “pedofilia” e a “zoofilia”.
A proposta é entregar as assinaturas ao Santander.
"Não se trata de uma casa de chá cuja proposta é agradar à clientela e sendo assim gerar polêmica e manter firme princípios de liberdade de expressão estão, sim, no seu cardápio. Se a explicação dada pelo diretor de que a exposição foi fechada porque não satisfaz aos desejos de uma sociedade for mantida, significa que o Santander Cultural somente reconhece como sociedade de direito uma fatia da população" diz um dos trechos da carta.
Leia mais:
"Queermuseu": quais são e o que representam as obras que causaram o fechamento da exposição
Exposição cancelada em Porto Alegre gera debate sobre o que é arte
"Queermuseu": fechamento de exposição em Porto Alegre repercute na imprensa internacional
Até o final da manhã de terça-feira, mais de 33 mil pessoas já haviam assinado o protesto. No início da madrugada, vários nomes da classe artística já partipavam da manifestação, postando em suas contas do Twitter o link do site.