Música

Veja curiosidades sobre o cantor Elton John, que se apresenta em Porto Alegre nesta terça-feira

Músico toca piano desde os 3 anos, venceu cinco Grammy e um Oscar

04/04/2017 - 21h22min | Atualizada em 04/04/2017 - 21h22min
Veja curiosidades sobre o cantor Elton John, que se apresenta em Porto Alegre nesta terça-feira Johannes Lovund/Divulgação
Elton John se apresenta nesta terça-feira no estádio Beira Rio Foto: Johannes Lovund / Divulgação  

Seu verdadeiro nome é Reginald Kenneth Dwight. Nasceu em 25 de março de 1947 numa Londres sob trauma dos ataques dos alemães na II Guerra.

Cresceu cercado pela grande discoteca de seus pais, músicos amadores que, no entanto, não desejavam que o filho seguisse a carreira artística

Com três anos de idade já tocava piano e, aos 11, ingressou na prestigiada Royal Academy of Music.

Leia também
Shows de Elton John e James Taylor têm alteração de horário
O que esperar da apresentação de Elton John e James Taylor em Porto Alegre nesta terça-feira

A efervescência cultural dos anos 1960 desviou Elton do conservatório. Aos 15 anos, ele já tocava na Bluesology, banda formada por outros adolescentes, com as quais tocava em bares e inferninhos.

O nome artístico Elton John foi adotado em homenagem a dois de seus companheiros no grupo Bluesology, Elton Dean e Long John Baldry.

Assim como Elton John, outros pianistas com formação erudita seguiram o caminho da música pop/rock/progressivo, entre eles John Lord (do Deep Purple) e Rick Wakeman (no Yes e em sua carreira solo)

Em 1967 Elton John conheceu o letrista Bernard Taupin, quando ambos responderam a um anúncio da gravadora Liberty procurando novos talentos. Um executivo do selo percebeu que a força de um estava na performance melódica e, a do outro, na criação de letras e sugeriu que trabalhassem juntos.

O primeiro disco de Elton John, Empty Sky (1969), teve recepção discreta, mas o seguinte, de 1970, apenas com o nome do artista, apresentou Your Song, o primeiro de uma fileira de hits que consagrou sua parceria com Taupin, umas das mais longevas da música pop.

Nos álbuns seguintes de Elton — entre eles, clássicos como Honky Château (1972), Don't Shoot Me I'm Only the Piano Player e Goodbye Yellow Brick Road, ambos de 1973, e Caribou (1974), estão alguns de seus maiores sucessos, como Rocket Man, Crocodile Rock e Goodbye Yellow Brick Road.

Sua trajetória é marcada por altos e baixos e pelos excessos de álcool e cocaína.

Elton é conhecido por sua militância de causas como apoio a vítimas da Aids e à comunidade LGBT

Foi reconhecido com o título de Sir pela realeza britânica em 1998.

Ganhou um Oscar pela trilha sonora do desenho da Disney O Rei Leão (1994).

Tem cinco prêmios Grammy.

Já vendeu mais de 300 milhões de discos.

Elton John é casado com o produtor e diretor de cinema David Furnish, com quem cria dois filhos que encomendaram de uma mãe de aluguel.

Elton John e o marido David Furnish, com os filhos no colo Foto: Reprodução / Reprodução


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.