
Para comemorar seus 90 anos, a Banda Municipal de Porto Alegre inaugura neste domingo, às 11h, a série Concertos Populares Araújo Vianna. Os convidados serão os cantores Ana Lonardi e Juliano Barreto, e a entrada é franca (o público poderá doar roupas e alimentos não perecíveis para os afetados pelas chuvas). A série marca o reencontro da Banda com o auditório que foi sua sede - o conjunto saiu de lá por causa da reforma e hoje ensaia no Teatro Elis Regina da Usina do Gasômetro.
Projeto Sonora Brasil mostra a diversidade das violas brasileiras
Tributos a ídolos da música fazem sucesso em Porto Alegre
O show deste domingo começará com versões instrumentais do grupo, incluindo músicas de Djavan e Stevie Wonder, depois contará com interpretações individuais dos cantores convidados e terminará com dois duetos entre Ana e Barreto: Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna) e Pensando em Nós Dois (Samir Seadi).
- Neste momento em que a Banda completa 90 anos, estamos tentando nos reaproximar de nossa casa, por assim dizer. Começamos fazendo essa série - explica Marco Antonio Lopes, diretor do grupo.
Ana Lonardi completa:
- A Banda tem figuras lendárias de Porto Alegre, é um sonho tocar com eles. A big band é uma formação muito própria do jazz, que é uma grande influência minha. Escutei artistas como Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Sarah Vaughan e Louis Armstrong, meu cantor preferido.
Os próximos concertos da Banda Municipal nesta série serão em 13 de setembro, com Luiz Carlos Borges e o Quartchêto, e em 29 de novembro, com a banda Produto Nacional e os músicos do espetáculo O Maestro, o Malandro & o Poeta.
Leia todas as notícias de Música