
Se a dor diminuir e ele se sentir em condições, Neymar poderá participar de algumas atividades com o grupo de jogadores da Seleção Brasileira antes da semifinal contra a Alemanha. Não se descarta, inclusive, sua presença no vestiário do Mineirão ou torcendo pelos companheiros nos camarotes do estádio.
Médico da Seleção garante que lesão não prejudica carreira de Neymar
Neymar: "O sonho de ser campeão mundial ainda não acabou"
Leia todas as notícias sobre Neymar
Entenda a lesão que tirou Neymar da Copa
Se isso acontecer, será um elemento a mais de entusiasmo junto ao torcedor e ao grupo. Felipão já está trabalhando esta parte internamente e espera poder contar com o jogador como um elemento emocional para unir o grupo ainda mais.
O coordenador médico da Seleção, José Luiz Runco, disse ontem que a lesão de Neymar não é incomum. Ressaltou também que não é grave. Não deixará sequelas ou repercussões na sua carreira _ o Barcelona pediu informações completas ainda antes de a partida com a Colômbia terminar. O problema é que o único tratamento é repouso de ate 45 dias, para consolidação do osso com uma cinta lombar.
- Ele tem dificuldade nos movimentos de rotação, como girar o corpo. Mas tudo dependerá da evolução da dor. Hoje (sábado) ele já estava bem melhor em relação ao momento da fratura. Não há proibição de nada. Pode caminhar, sentar. Inclusive, ele jantou ontem (sexta-feira) conosco e almoçou antes de ir para casa. Circulou na Granja com cadeira de rodas por conta de o trauma ser recente. Portanto, se melhorar e se sentir em condições, poderá estar conosco no vestiário, se quiser - afirmou Runco.
Na clínica em Fortaleza, Neymar fez tomografia computadorizada, na qual se constatou a fratura. Mas a boa notícia veio na ressonância magnética: nada nas chamadas partes moles, como tecidos musculares e até o rim. Nenhuma repercussão neurológica, portanto.
- Quando eu disse que ele estava fora da Copa, ele parou um pouco para absorver a informação, se emocionou e chorou. Todos nós nos emocionamos, pois ele é um menino do bem. E estava muito envolvido em ganhar esta Copa - revelou Runco, que comparou a tristeza em dar a notícia ao caso de Emerson, cortado em 2002 após lesão no ombro durante um rachão..
Relembre o caso
Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar da coluna e está fora da Copa do Mundo. Durante o jogo contra a Colômbia, pelas quartas de final da Copa, o atacante se preparava para dominar a bola ainda no campo de defesa quando o colombiano Zúñiga, por trás, levantou a perna direita para acertar o brasileiro com o joelho. Imediatamente, Neymar caiu no gramado e de lá só saiu dois minutos depois, de maca.
Os médicos preveem um período de recuperação da lesão de quatro a seis semanas. Zúñiga afirmou, depois do jogo, que não teve a intenção de lesionar o adversário. A Fifa investigará o lance e pode punir o colombiano.
Neymar retornou ao Rio de Janeiro com a delegação e foi confortado pelos companheiros na chegada a Teresópolis. Willian, Bernard ou a colocação de mais um volante são as principais alternativas de Luiz Felipe Scolari para a semifinal contra a Alemanha.
Na sequência de fotos, veja o lance que tirou Neymar da Copa
*ZHESPORTES