Faltam 12 jogos

Inter precisa de cinco vitórias e dois empates para fugir do rebaixamento

Projeção atual é de que será possível se livrar com 44 pontos

20/09/2016 - 10h03min | Atualizada em 20/09/2016 - 10h18min
Inter precisa de cinco vitórias e dois empates para fugir do rebaixamento Ricardo Duarte/Sport Club Internacional
Derrota para o América-MG aumentou ainda mais a pressão sobre o Inter Foto: Ricardo Duarte / Sport Club Internacional

O Inter viu sua situação na luta contra o rebaixamento piorar com uma derrota para o lanterna América-MG por 1 a 0 nesta segunda-feira. A chance de queda, que era de 59%, aumentou para 62% de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.

Na projeção atual, que é de 44 pontos para escapar da queda, o Inter precisa somar 17 em 36 possíveis — um aproveitamento de 47,2% dos pontos, bem superior ao atual, que está em 34,6%. Nos 12 jogos restantes, o Inter precisaria de cinco vitórias e dois empates para se livrar da Série B.

Leia mais:



No ano passado, o melhor time a cair — Avaí — terminou o campeonato com 42 pontos. O Figueirense fez 43 e se livrou do rebaixamento. Na 26ª rodada, o cenário era exatamente igual ao deste ano: o 16° colocado tinha 29 pontos (Avaí em 2015, Vitória em 2016), enquanto o 17° estava com 28 (Goiás em 2015, Figueirense em 2016).

Jogos restantes para o Inter:

Atlético-MG x Inter
Complicado: o Atlético-MG é um dos times mais fortes do futebol brasileiro. Além disso, costuma ser ainda mais eficiente nos jogos em Belo Horizonte. Em qualquer disputa que o Inter estivesse, perder para o Atlético fora de casa é uma derrota aceitável. Qualquer ponto neste jogo deve ser comemorado.

Inter x Figueirense
Para ganhar: confronto direto e em casa. Por isso, vencê-lo é fundamental. Já que não conseguiu pontuar em casa contra o Vitória e perdeu para o América-MG, o Inter não pode mais perder pontos para rivais diretos na parte de baixo da tabela.

Inter x Coritiba
Para ganhar: o Coritiba não chega a ser um rival direto, mas é um time que ainda corre risco de rebaixamento. E se aplica a mesma lógica do jogo anterior — é preciso vencer em casa os times da parte de baixo da tabela.

Botafogo x Inter
Para tentar pontuar: o Botafogo começou o Brasileirão com maus resultados, mas cresceu com o técnico Jair Ventura e está em nono lugar. É um jogo difícil, mas ainda assim é possível buscar pelo menos um ponto fora de casa.

Inter x Flamengo
Complicado: o Flamengo faz um campeonato sólido sob o comando de Zé Ricardo e está na segunda colocação. Apesar de ser no Beira-Rio, é um jogo difícil e, no cenário de fuga contra o rebaixamento, um empate não seria trágico.

Grêmio x Inter
Complicado: o Inter perdeu o Gre-Nal do Beira-Rio, e o próximo clássico é na Arena. Ainda que o Grêmio não viva um bom momento no Brasileirão, o jogo é sempre tenso. Pontuar fora de casa será importante.

Inter x Santa Cruz
Para ganhar: este é mais um confronto direto contra um time do Z-4 a ser disputado no Beira-Rio. Por isso, sair de campo com os três pontos é fundamental. Em uma situação crítica no Brasileirão, o Santa Cruz pode estar ainda mais complicado nesta altura do campeonato. Por isso, vencer é quase obrigatório.

Palmeiras x Inter
Complicado: enfrentar o líder do campeonato fora de casa é, teoricamente, o jogo mais complicado da temporada. Por isso, perder não pode ser considerado um absurdo. Um empate já seria excelente para o Inter.

Inter x Ponte Preta
Para tentar pontuar: apesar de ser um time que começou o campeonato desacreditado, a Ponte Preta tem mostrado força sob o comando de Eduardo Baptista e briga por uma vaga na Libertadores. Mesmo no Beira-Rio, está longe de ser uma partida fácil. Ganhar é importante, mas um empate no cenário colorado não seria tão ruim.

Corinthians x Inter
Complicado: conseguir um bom resultado contra um dos maiores rivais recentes seria fundamental, mas o Corinthians entra com total favoritismo jogando em casa. Apesar da pressão, que gerou a demissão de Cristóvão Borges, o time paulista está em quinto no campeonato.

Inter x Cruzeiro
Para ganhar: este tende a ser um jogo-chave para o Inter. É a última partida em casa contra um time que, atualmente, também briga para se distanciar do Z-4. Apesar de ser uma batalha de grandes em um mau momento, vencer será fundamental para espantar o fantasma do rebaixamento.

Fluminense x Inter
Complicado: é fundamental para o Inter chegar à última rodada livre do rebaixamento ou pelo menos próximo a isso, porque vencer o Fluminense fora de casa não será nada fácil. Apesar de não fazer uma grande campanha, o time de Levir Culpi joga em um bom nível e pode disputar as vagas finais à Libertadores de 2017.

Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHESPORTES


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.