Definições

Grandes campeonatos nacionais da Europa chegam a rodadas decisivas

Últimas definições de campeões, vagas e rebaixados ocorrem no fim de semana nas principais ligas do Velho Continente

Por: ZH Esportes
19/05/2017 - 10h05min | Atualizada em 19/05/2017 - 10h05min
Grandes campeonatos nacionais da Europa chegam a rodadas decisivas GERARD JULIEN/AFP
Real Madrid, de Zidane, fica com o título espanhol se pontuar contra o Málaga Foto: GERARD JULIEN / AFP  

O futebol europeu vive uma fase de definição. Neste fim de semana, os principais campeonatos do Velho Continente chegam à última rodada — à exceção do Campeonato Italiano, que ainda terá duas jornadas. Confira como está a situação nas principais ligas.

Leia mais:

Real Sociedad conta com Willian José na busca por vaga na Liga Europa
Chelsea pode entrar na briga para contratar Aubameyang
CR7 insinua que jogador do Celta recebeu dinheiro para vencer o Real

Alemão
O campeonato termina no sábado, com todos os jogos começando às 10h30min. O Bayern de Munique já garantiu o título, e as outras vagas na Liga dos Campeões também estão definidas — Leipzig, Borussia Dortmund e Hoffenheim. As brigas na parte de cima se resumem às vagas para a Liga Europa — Hertha Berlim e Freiburg estão na zona, mas Colônia e Werder Breman ainda têm chances.

Na parte de baixo, Ingolstadt e Darmstadt já estão rebaixados. O Hamburgo está na zona do playoff do rebaixamento, mas empurra o Wolfsburg para a área se vencer o confronto direto.

Espanhol
O Real Madrid garantirá o título se empatar com o Málaga. Em caso de derrota dos merengues, o Barcelona passa a ter chances e fica com o título se vencer o Eibar. Além dos dois grandes, Atlético de Madrid e Sevilla já se garantiram na Liga dos Campeões. Villarreal, Athletic Bilbao e Real Sociedad batalham por duas vagas na Liga Europa. Sporting Gijón, Osasuna e Granada são os rebaixados.

Francês
O Monaco já garantiu o título. PSG e Nice ficam com as outras vagas francesas na Liga dos Campeões. O Lyon já se garantiu na Liga Europa, e a outra vaga será disputada entre Olympique de Marselha e Bordeaux.

Na parte de baixo, o Nancy já está rebaixado. O Bastia está na zona de rebaixamento, enquanto o Lorient está na área de playoff do rebaixamento. Mas os dois ainda tentam se salvar. Estão na luta contra a queda Caen e Dijon.

Inglês
O Chelsea ficou com o título, e outro garantido na Liga dos Campeões é o Tottenham — o Manchester City também está virtualmente classificado. A outra vaga fica entre Liverpool e Arsenal — o outro vai para a Liga Europa. Os rebaixados são Hull City, Middlesbrough e Sunderland.

Italiano
A Juventus garante o título com uma vitória nas duas rodadas que restam. A Roma precisa contar com tropeços da líder e vencer para ficar com a taça. Ambos os clubes já estão garantidos na Liga dos Campeões, junto com o Napoli. Lazio e Atalanta vão para a Liga Europa — o Milan tem uma chance, mas é remota. Palermo e Pescara já estão matematicamente rebaixados. O terceiro lugar na zona de rebaixamento ficará entre Crotone, Empoli e Genoa.

Português
O Benfica já é campeão. Porto e Sporting estão classificados para a Liga dos Campeões, enquanto Vitória de Guimarães e Braga vão para a Liga Europa. O Nacional já está rebaixado. A outra queda será de Tondela ou Moreirense — o Arouca também tem uma pequena chance de rebaixamento.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.