
Confiança no produto e no açougue é fundamental na hora de comprar carne. Luís Carlos Jantzen dos Santos, médico veterinário e consultor técnico do Costelão do Mercado, do Mercado Público, dá dicas para garantir o sucesso do churrasco. Escolha produtos rastreados e sem gordura em excesso e desconfie de preços muito abaixo da concorrência.

Gordura com coloração amarelada ou branca? Depende da raça, da alimentação e da idade. A tendência é de que o gado leiteiro a gordura seja amarelada, assim como animais que se alimentam de cornichão, azevém e aveia.

Quer garantir uma carne macia? Quando a medula não preenche todo o osso é sinal de que o animal foi abatido jovem. Um osso mais fino e com camada de gordura rente também são indicativos positivos. Outra forma de avaliar é apertando a carne com o dedo, que deve afundar sem dificuldade.

Observe cor, cheiro, sabor e se tem marmoreio - a gordura que fica dentro do músculo - que deixa o corte suculento.
Leia mais:
VÍDEO: como transformar uma costela em carne nobre
Carne Fraca faz preços caírem até 20% no Rio Grande do Sul
Ação "rápida" evitou impacto da Carne Fraca nas exportações, diz governo
Carne embalada a vácuo deve ser aberta e ficar descansando por 20 minutos. A cor volta ao normal com o contato com o oxigênio. Conserve em geladeira por, no máximo, três dias. Não lave a carne, pois perde a coloração.

Se precisar congelar, embale em saco plástico retirando o ar. A conservação é de seis meses. Para descongelar, conserve a carne dentro da geladeira.