
Um dia após o primeiro jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre, o Aeroporto Internacional Salgado Filho amanheceu fechado para pousos e decolagens em função da forte neblina. Foram mais de cinco horas com os terminais fechados - agora, o aeroporto opera com o aparelho antineblina ILS 1.
Partidas e chegadas foram suspensas às 4h28min por conta do nevoeiro, mas as decolagens foram retomadas às 5h30min. Às 8h47min, os terminais fecharam novamente por completo e reabriram às 9h33min.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 38 partidas estavam programadas - destas, 17 atrasaram e um voo foi cancelado. Para as chegadas, estavam programados 20 voos, dos quais 12 atrasaram e dois foram cancelados. Para acompanhar a situação dos voos, clique aqui.
Na quarta-feira da semana passada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a isenção temporária de requisitos para utilização do ILS 2, o equipamento que irá melhorar as condições de operação sob neblina. Inicialmente, a previsão era de que o sistema começasse a operar antes da Copa do Mundo. Na sexta-feira, foram realizados testes do aparelho.
Leia mais:
Salgado Filho tem o maior tempo do ano sem operações
Burocracia trava uso de sistema que opera sob mau tempo no aeroporto
Aeroporto Salgado Filho fechou por 259 horas em maio desde 2002
Em vídeo, simulador mostra como ILS 2 permite pouso sob forte neblina no Salgado Filho:
Veja no infográfico como vai funcionar o novo sistema: