Caso Bernardo

Delegada diz que Bernardo recebeu ameaças de morte dentro de casa

Segundo Caroline Bamberg Machado, imagens estariam gravadas no celular do pai do menino, mas defesa diz não ter visto o vídeo

Por: Mauricio Tonetto, de Três Passos
26/08/2014 - 09h26min | Atualizada em 26/08/2014 - 22h02min
Delegada diz que Bernardo recebeu ameaças de morte dentro de casa Mauro Vieira/Agencia RBS
Edelvânia Wirganovicz, ré no processo, acompanhou os testemunhos no Foro de Três Passos Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS

Ao chegar para a audiência, na manhã desta terça-feira, no Foro de Três Passos, a delegada que concluiu o inquérito do Caso Bernardo, Caroline Bamberg Machado, disse que a Justiça recebeu na semana passada um vídeo periciado no telefone de Leandro Boldrini que revelaria que o médico e a madrasta do menino, Graciele Ugulini, não só sabiam que Bernardo era agredido em casa como ridicularizavam as reclamações dele.

De acordo com a delegada, as imagens são "reveladoras" e demonstram ameaças que o garoto sofria dentro da própria casa. Isso contraria a tese da defesa do pai de que ele não fazia ameaças e não teria envolvimento no assassinato. Essa prova pericial foi juntada ao processo, e outros elementos são aguardados.

— O vídeo demonstra bem o comportamento do pai em relação ao filho. É bem revelador. Nele, o Bernardo fala em diversos momentos que é agredido. Leandro Boldrini presenciava as agressões. O menino era ameaçado de morte dentro da própria casa — conta Caroline.

Vejas as notícias sobre o caso Bernardo
Leia as últimas notícias de Zero Hora

Moradores de Três Passos pedem para Justiça "iluminar" o Caso Bernardo

Zero Hora conversou com uma escrivã da Polícia Civil que transcreveu o conteúdo do vídeo em documento enviado à Justiça. Ela conta que Graciele disse ao enteado:

— Vamos ver quem vai para baixo da terra primeiro.

A frase teria sido dita durante uma briga na residência da família, na qual Boldrini estaria presente. Devido aos gritos desesperados do menino, a Brigada Militar foi chamada ao local. Fonte consultada por ZH contou que o médico deletou as imagens do celular depois da morte de Bernardo, mas técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) conseguiram recuperar.

De acordo com a delegada, as imagens reforçam a acusação:

— Elas demonstram bem o comportamento de Boldrini dentro da casa. Inclusive com várias ameaças da Graciele na frente do pai, ameaças de morte. Ainda há perícias para vir, de outros telefones e acesso à internet, e quebras de sigilo bancário. Com certeza, ele (Boldrini) presenciava os maus-tratos dentro de casa e também maltratava o guri. Não é só omissão. Desde o início eu venho falando isso, que ele tem participação. Ele sabia, foi um dos mentores do crime, temos certeza absoluta disso.

O advogado de Boldrini, Jader Marques, disse que só se manifestará após audiência e reclamou que não teve acesso às imagens referidas pela delegada.

Por volta das 9h, Evandro Wirganovicz — acusado de ter ajudado a cavar a cova em que Bernardo foi enterrado, às margens de um rio em Frederico Westphalen — chegou ao local e foi hostilizado, com gritos de "assassino". A irmã de Evandro, Edelvânia Wirganovicz, presa por ter ajudado a madrasta no crime, apareceu no foro cerca de 20 minutos depois e foi recebida com gritos de "bruxa" e "assassina".

A audiência que ocorre desde a manhã desta terça-feira, no Foro de Três Passos, reúne 35 testemunhas que residem na cidade. Elas prestam depoimento em frente aos irmãos Edelvânia e Evandro, detidos por envolvimento no crime. É a primeira audiência do caso. Ao todo, 77 pessoas falarão antes do julgamento, em Júri Popular ou não, ainda sem data prevista.

Conforme a Justiça, a data do julgamento de Edelvânia e Evandro Wirganovicz, Leandro Boldrini e Graciele Ugulini ainda não está definida. O Ministério Público arrolou 25 testemunhas, e as defesas, 52.

Evandro Wirganovicz foi chamado de assassino por moradores de Três Passos
Foto: Mauro Vieira/Agência RBS


Confira as últimas informações do Caso Bernardo

Veja como teria ocorrido o crime:

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.