
As buscas ao veleiro argentino Tunante II, desaparecido desde 26 de agosto, foram suspensas pelo Comando do 5º Distrito Naval neste domingo. A embarcação ficou à deriva a aproximadamente 130 milhas de Rio Grande, no sul do Estado, com quatro tripulantes. A operação ficará interrompida até surgirem novos indícios de localização.
O veleiro de 12,5 metros ia de Buenos Aires (Argentina) ao Rio de Janeiro quando seus tripulantes, já à deriva, fizeram o primeiro contato com o Serviço de Busca e Salvamento. A Marinha acionou o rebocador de alto-mar Tritão, como também foi pedida ajuda ao navio mercante de bandeira norueguesa Selje.
Às 23h50min de 26 de agosto, o Selje localizou a embarcação, mas não conseguiu resgatar os ocupantes devido às más condições do tempo. No dia seguinte, o Tunante II foi avistado pela última vez.
Rebocador Tritão fez buscas ao veleiro | Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Armada da Argentina, junto a outras instituições, trabalharam juntas nas buscas. Conforme a Marinha, diferentes navios e aeronaves mantiveram buscas diárias ininterruptas.
Números das buscas
- Seis navios
- Quatro aeronaves
- 530 pessoas envolvidas
- 557.200 quilômetros quadrados de área percorrida
- 170 horas de voo
Força Aérea Brasileira auxiliou a Marinha | Foto: FAB/Divulgação

*Zero Hora