Sul do Estado

Como é feita a operação de buscas ao barco desaparecido em Rio Grande

Embarcação Dom Manoel XVI, com sete pessoas a bordo, está desaparecida desde a madrugada de sexta-feira, no litoral sul do Estado

Por: Anderson Aires - de Rio Grande
12/08/2017 - 17h38min | Atualizada em 13/08/2017 - 09h54min
Como é feita a operação de buscas ao barco desaparecido em Rio Grande Lauro Alves/Agência RBS
Foto: Lauro Alves / Agência RBS  

Desde o início da manhã de sexta-feira (11), a Marinha do Brasil, por meio do comando do 5º Distrito, faz buscas na tentativa de encontrar a embarcação Dom Manoel XVI, desaparecida desde a madrugada de sexta em Rio Grande, no sul do Estado. Cerca de 40 pessoas, de Marinha, Brigada Militar e Força Aérea Brasileira (FAB), participam da operação em campo. Até o momento, ainda não foram encontrados indícios do barco desaparecido e nem de sua tripulação, que conta com sete pescadores. Confira abaixo o efetivo mobilizado na ação:

Marinha do Brasil
Navio-patrulha P61 Benevente — 45 militares da Marinha trabalham no navio. Helicóptero Esquilo — Quatro militares da Marinha.

Leia mais
Buscas por barco desaparecido são retomadas em Rio Grande
"Em 40 anos no mar, nunca vi uma situação dessas", diz mestre do barco que acompanhava Dom Manoel XVI

Força Aérea Brasileira (FAB)
Helicóptero Black Hawk, do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, de Santa Maria (Esquadrão Pantera) — Seis militares da FAB.

Apoio terrestre
Fuzileiros navais da Marinha — Dois militares em uma viatura com tração 4x4 — atuam ao Sul dos molhes, na extensão da Praia do Cassino.
Brigada Militar (BM) — dois policiais militares em veículo fazem varredura em São José do Norte.

Como são feitas as buscas
O navio Benevente da Marinha realiza varreduras entre a região do Navio Altair, um dos principais pontos de visitação de Rio Grande, e a Praia do Mar Grosso, em São José do Norte, em uma área de 576km². Neste sábado as duas aeronaves não conseguiram dar suporte aéreo devido ao mau tempo na região. Elas levantaram voo ao menos duas vezes, mas retornaram em seguida devido à falta de visibilidade. Por terra, BM e fuzileiros buscam vestígios da embarcação na região da costeira.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.