Protesto

Manifestantes fazem ato contra Temer em Porto Alegre

Protesto foi pacífico até a dispersão, na Avenida Ipiranga, onde a BM jogou bombas de gás para conter grupo que depredava contêineres de lixo

22/09/2016 - 18h19min | Atualizada em 22/09/2016 - 22h00min
Manifestantes fazem ato contra Temer em Porto Alegre Carlos Macedo/Agência RBS
Policiais militares recolhem contêiner de lixo vandalizado por grupo durante protesto contra Michel Temer na Capital Foto: Carlos Macedo / Agência RBS

Manifestantes pediram a saída do presidente Michel Temer em atos realizados na noite desta quinta-feira em Porto Alegre e outras cidades brasileiras, como Florianópolis, Rio de Janeiro e Recife — neste caso com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na maioria dos atos, as manifestações fazem parte da mobilização realizada por centrais sindicais contra medidas do governo federal e que, na Capital, impediram a circulação de ônibus pela manhã e bloquearam ruas e avenidas.

À noite, o grupo se reuniu na Esquina Democrática, no Centro Histórico, para o Ato Contra o Golpe, convocado pelo Facebook. Dali, saíram em caminhada por ruas da cidade. Durante o trajeto, que percorreu vias como a Borges de Medeiros, Ipiranga, Mauá, entre outras, entoaram cânticos como "temos prova e convicção, foi um golpe no povão", em frente ao prédio do Ministério Público Federal. Próximo à Justiça Federal, gritos foram contra o juiz Sergio Moro.

Leia mais
Protesto provoca transtornos no trânsito da Capital
Saiba o que é afetado pelas manifestações das centrais sindicais na Capital

Em boa parte do protesto, o clima foi pacífico. Na dispersão, atos de vandalismo e confronto com a BM foram registrados — manifestantes, a maioria encapuzada, viraram e incendiaram contêineres e quebraram vidros de prédios — uma agência bancária na Venâncio Aires foi alvo de vandalismo. No final do ato, parte do grupo jogou garrafas contra a BM, que acompanha com homens da Tropa de Choque, que revidaram com bombas de gás.

Veja como foi a cobertura ao vivo:


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.