Marta Sfredo

Marta Sfredo

A coluna online é um pouco diferente da GPS da Economia, de Zero Hora, que também assino. Aqui, cabe tudo. No jornal impresso, o foco é em análise dos temas que determinam a economia (juro, inflação, câmbio, PIB), universo empresarial e investimentos.

Ameaça na internet

Banrisul não confirma impacto de ataque hacker sofrido em 2016

Endereço online do banco foi invadido em outubro passado, mas instituição garante que clientes não tiveram prejuízos

Informações de que o Banrisul teria sido alvo, em outubro de 2016, de um ataque hacker "nunca antes visto" deixaram leitores da coluna intrigados. O banco gaúcho confirma ter sofrido, na época, ação contra seu domínio de internet, mas "desconhece" se ilações feitas nesta semana por alguns meios de comunicação se referem à instituição.

Comentários sobre o assunto surgiram depois de a empresa de segurança digital Kaspersky apresentar relatório a respeito de um ataque hacker realizado em outubro. O comunicado da Kaspersky não informava o nome do banco, mas, ao listar características da instituição, dava sinais de que o Banrisul teria sido o alvo.

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Em outubro, por conta de uma ação criminosa, clientes que acessaram o site do banco gaúcho receberam mensagem para instalação de arquivos, que seriam "ladrões de senhas" e tentariam remover sistemas antivírus.

À coluna, o Banrisul afirma que o problema foi corrigido "imediatamente" por técnicos. Conforme o banco, o incidente não provocou prejuízos aos clientes.

Confira a nota completa enviada pelo Banrisul:

O Banrisul desconhece se os fatos recentemente noticiados referem-se ao banco, pois muitos dados e informações divulgados, em especial os relativos à extensão dos danos, domínios e canais afetados e profundidade do ataque, não conferem com o incidente efetivamente enfrentado por nossa instituição no ano passado. Conforme anteriormente divulgado, o Banrisul passou por um incidente em seu domínio de internet, cuja origem foi externa à sua infraestrutura, que foi imediatamente tratada por seus técnicos, e que, devido ao alto grau de segurança de seus canais, não provocou prejuízos a seus clientes.

Leia outras informações da coluna de Marta Sfredo


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