Parada há cinco meses, a obra da trincheira da Avenida Ceará, na zona norte de Porto Alegre, deve ser retomada em janeiro. Problemas no solo encareceram e alteraram o projeto inicial, levando a um novo termo aditivo - que deve ser assinado nos próximos dias. As informações são o blog Estamos em Obras, da Rádio Gaúcha.
O consórcio Farrapos (Conpasul, Sogel, e Toniolo e Busnello), que havia inicialmente desistido de continuar a obra, voltou atrás da decisão e afirmou que seguirá realizando o projeto. Com isso, não se confirmou o atraso estimado em pelo menos quatro meses, até que uma nova licitação fosse concluída. Até agora, 25% dos trabalhos foram executados e a expectativa é de que a trincheira esteja pronta em junho de 2016.
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Problemas com o solo
Durante a execução dos trabalhos, o solo se mostrou instável. Havia risco de afetar as fundações dos prédios vizinhos. Com isso, foi identificado que, para realizar o serviço, as construtoras teriam que escavar mais de oito metros de profundidade. O custo da obra encareceu já que as empresas teriam que usar uma máquina de 22 metros de altura nas proximidades do viaduto Leonel Brizola. O serviço precisa ser feito durante a madrugada, quando a hora trabalhada dos operários é mais cara. O horário foi uma determinação do V Comar, pois, se esse maquinário fosse usado durante o funcionamento do Aeroporto Salgado Filho, poderia atrapalhar a decolagem e pouso das aeronaves.
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Confira abaixo o andamento de cada obra:
Viaduto da Plínio Brasil Milano
Início: Ainda não começou.
Custo previsto: R$ 31.024.912,03
Empresa: consórcio PCS (Pelotense, Conpasul e Serki)
Etapa atual: no aguardo da definição da Justiça quanto à reintegração de posse de dois terrenos necessários para a realização da obra
Próximo passo: início das obras
Prazo de conclusão atual: 18 meses após o início das obras
Trincheira da Cristóvão Colombo
Início: março de 2013, com previsão de ser concluída em 12 meses
Custo previsto inicialmente: R$ 12.535.188,10
Empresa: consórcio EPT-SERENGE-SERKI
Etapa atual: no aguardo da definição da Justiça quanto à reintegração de posse de um terreno necessário para a realização da obra
Próximo passo: escavação da trincheira
Prazo de conclusão atual: julho de 2015 (16 meses de atraso)
Viaduto da Bento Gonçalves
Início: agosto de 2012, com previsão de ser concluída em 24 meses
Custo previsto inicialmente: R$ 69.657.568,51
Empresa: consórcio Nova Bento (Cidade e Sultepa)
Etapa atual: implantação de pilares e vigas do viaduto e lajes da pista de rolamento
Próximo passo: adequações do entorno imediato
Prazo de conclusão atual: abril de 2015 (seis meses de atraso)
Trincheira da Ceará
Início: dezembro de 2012, com previsão de ser concluída em 18 meses
Custo previsto inicialmente: R$ 31.278.661,99
Empresa: Consórcio Farrapos (Conpasul, Sogel, Toniolo e Busnello)
Etapa atual: devido ao elevado nível do lençol freático no local, problema não descrito no projeto inicial, será necessário o uso de um equipamento de grande porte - que só poderá ser utilizado durante a noite, para evitar problemas no trânsito e tráfego aéreo. Como o contrato atual prevê serviços diurnos, a prefeitura elabora um aditivo para poder retomar os trabalhos.
Próximo passo: escavação da trincheira
Prazo de conclusão atual: junho 2016
Trincheira da Anita
Início: janeiro 2013 (mas ainda não começou), com previsão de conclusão em 12 meses
Custo previsto inicialmente: R$ 9.894.883,57
Empresa: Sultepa
Etapa atual: equipes técnicas trabalham no cronograma dos trabalhos
Próximo passo: escavação da trincheira
Prazo de conclusão: 2015
* Zero Hora
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