Porto Alegre

Polêmica à vista

Enquanto a legislação não mudar, o Uber não opera em Porto Alegre, diz Fortunati

Prefeito da Capital afirma que não foi contatado por nenhum representante da empresa para debater sobre implantação do sistema

Divulgação / null

A prefeitura de Porto Alegre não irá permitir a operação do Uber, o maior aplicativo de transporte privado individual do mundo, enquanto não houver uma mudança na legislação municipal. A posição do prefeito José Fortunati vem poucos dias depois de o gerente-geral da empresa no Brasil, Guilherme Telles, anunciar que o aplicativo começaria a funcionar na capital gaúcha em dezembro.

Tulio Milman: gerente da Uber no Brasil: "Começaremos a operar em Porto Alegre até dezembro"

- Não vamos permitir que o Uber chegue em Porto Alegre fazendo o que já fez em outras cidades: entrar e operar sem um debate democrático e sem uma regulamentação. Não se pode deixar de cumprir com a lei porque novas tecnologias vão aparecendo - disse Fortunati ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.

Alvo de polêmica, Uber pode esbarrar na lei em Porto Alegre
Como a economia compartilhada mudará a forma como consumimos e trabalhamos

Atualmente, a lei não permite o transporte de passageiros em veículos não regulamentados. A possibilidade do início das operações do aplicativo já no próximo mês gerou polêmica e revolta entre taxistas, que se posicionaram, em sua maioria, contra o serviço. Para o prefeito, é preciso fazer um debate amplo sobre o assunto para avaliar a possibilidade de uma mudança na lei:

- Estou aberto ao debate. Sabemos que este serviço tem prós e contras. Se houver um consenso, a legislação pode ser mudada. Só que, até o momento, não fui procurado pelo pessoal do Uber para discutir o assunto.

"Não existe essa raiva toda de taxistas contra a Uber", diz diretor da empresa no Brasil

Até o momento, o prefeito afirma que não tem uma posição definida sobre o serviço e que a prefeitura não começou a avaliar as possibilidades de regularizar Uber na Capital.

Tulio Milman: prefeitos gaúchos opinam sobre o Uber
Paul Mason: "Airbnb e Uber serão como o AltaVista"

* Rádio Gaúcha e Zero Hora

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Balanço Final

21:30 - 23:00