
Porto Alegre terá à disposição mais um aplicativo de transporte individual a partir desta sexta-feira. O Cabify, já presente em São Paulo e Rio de Janeiro, chega à Capital e inicia as operações a partir das 8h.
Leia mais:
Maioria dos candidatos em Porto Alegre quer Uber regularizado
Para concorrer com o Uber, Sindicato dos Taxistas lança app
Ao reduzir tarifa mínima, Uber concorre também com lotações e ônibus
Fundado na Espanha, em 2011, o aplicativo funciona em 13 países pelo mundo, inclusive na América Latina. Na Capital, o escritório da empresa já está instalado. Nicolás Cañas, gerente-geral da Cabify no Rio Grande do Sul, diz que a intenção é se aproximar do poder público para acompanhar a regulamentação do aplicativo.
– Porto Alegre é uma das cidades mais avançadas nesse assunto de regulamentação e tem um potencial bem grande de demanda – afirma o chileno.
Segundo o representante, os carros do Cabify passam por vistoria da empresa e é necessário ter um modelo a partir de 2011 para ser parceiro. A oferta de motoristas será avaliada conforme a demanda da cidade, diz Cañas, por isso, nem todos que cumprem os requisitos necessariamente recebem ativação instantânea para rodar pela cidade. O aplicativo não opera com tarifa dinâmica, mas há mudança de preços para corridas planejadas e corridas durante os horários de pico.
Em São Paulo, segundo a empresa, há 25 mil motoristas na lista de espera para receberem a ativação para rodar. Cañas não especifica números de ativação, mas afirma que, para Porto Alegre, há 5 mil cadastros feitos até agora.
Nesta sexta-feira, das 8h até as 23h59min, como promoção para o dia de lançamento, o aplicativo oferece corridas gratuitas ilimitadas de até R$20.