Transporte público

Após ATP anunciar suspensão de linhas de ônibus, prefeitura de Porto Alegre estuda transferência à Carris

Estão contempladas 620 Iguatemi, 264 Prado, 256 Intendente Azevedo e 349 São Caetano

Por: Zero Hora
10/07/2017 - 20h29min | Atualizada em 10/07/2017 - 23h27min
Após ATP anunciar suspensão de linhas de ônibus, prefeitura de Porto Alegre estuda transferência à Carris Felipe Martini/Agencia RBS
Foto: Felipe Martini / Agencia RBS  

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) informa que está avaliando a transferência de quatro linhas de ônibus da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP, que engloba os consórcios privados) para a Carris. A ATP havia anunciado, nesta segunda-feira (10), que pretende suspender as linhas 620 Iguatemi, 264 Prado, 256 Intendente Azevedo e 349 São Caetano por causa de desequilíbrio de custos entre as empresas privadas e a Carris.

A pasta dará um parecer em até 10 dias. Em nota enviada à imprensa no começo da noite desta segunda, a Smim garantiu que não haverá modificação na tabela horária das linhas ou desatendimento aos passageiros. 

Leia mais:
Em impasse com Carris, ATP anuncia suspensão de linhas de ônibus 
EPTC decide cortar viagens para equilibrar contratos com empresas de ônibus
Marchezan: sem "plano viável nos próximos meses", Carris pode ser privatizada

A ATP alega que a companhia pública não está realizando toda a rodagem prevista pela EPTC, conforme determinado no edital de licitação.

— Dessa forma, as demais empresas estão operando além do contratado e recebendo menos — justifica o diretor-executivo Gustavo Simionovschi.

Por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Smim informou que os consórcios alegam necessidade de um ajuste de compensação de custos (previsto na licitação) e uma das opções seria repassar o atendimento das linhas à Carris. Em nota enviada à imprensa, salientou que "essa medida existe em razão da tarifa única, que exige compensação de receita e de custos entre os operadores". O padrão atual do ajuste (transferência de linhas) está em vigor desde 2004. 

Leia as últimas notícias do dia



 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.