Arte na rua

Crianças pintam muro de obra na zona sul de Porto Alegre

A ideia foi dos responsáveis pela obra, como tentativa de combater a pichação

Por: Jéssica Rebeca Weber
13/12/2016 - 15h15min | Atualizada em 13/12/2016 - 16h43min

Dezenas de mãozinhas trabalharam juntas para transformar o muro que isola uma obra na zona sul de Porto Alegre. A estrutura erguida na esquina das ruas Doutor Pereira Neto e Dona Paulina, onde haverá um prédio residencial dentro de três anos, recebeu, ao longo do semestre, desenhos e pinturas de alunos – do maternal ao 9º ano – do Colégio Mãe de Deus.

A professora de artes que conduziu os trabalhos, Idalma Dacroce Rocco, conta que antes de colocar a mão na massa – e na tinta –, os alunos estudaram grafite e fizeram um esboço do desenho, com tema livre. Ela conta que a diversão foi grande.

Leia mais:
Crianças do Colégio Rosário plantam e distribuem flores em praça da Capital
Livro reconstrói o "tempo das carreteras", quando ruas eram palco de corridas
Como está a praça do seu bairro? Mande seu relato e fotos para o ZH Pelas Ruas

— Agora a gente entende quando os grafiteiros falam que o clima da rua é outra coisa. Os carros buzinavam, o pessoal parava e batia palmas — relata.

Graziela Barbisan, 42 anos, costuma passar pelo local com os filhos Antonia, 9 anos, e Miguel, 5, dois dos artistas.

— Achei muito legal. É uma forma de se expressar — diz a mãe.

Moradora do bairro, a enfermeira Rosaura Paczek, 54 anos, assistiu à evolução do trabalho da janela de casa, e também aprovou:

— Aqueles muros que ficam feios se tornaram algo para animar nosso bairro — diz ela.

Foram os responsáveis pela obra que tiveram a ideia, na tentativa de combater a pichação – que apareceu logo que o muro foi erguido, há meio ano.

— Achamos que ficou excelente. E ficamos muito contentes que as crianças gostaram também — destaca o incorporador Antonio Dacol.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.