Zona Norte

Buraco de rua ganha balões e cartazes de "feliz aniversário" no bairro Bela Vista

Na mesma região da cidade, uma cratera aberta pela prefeitura para consertar um encanamento impede o acesso de veículos a um condomínio

19/06/2017 - 11h31min | Atualizada em 20/06/2017 - 12h49min
Buraco de rua ganha balões e cartazes de "feliz aniversário" no bairro Bela Vista Felipe Daroit / Agência RBS/Agência RBS
Na Rua Desembargador Augusto Loureiro Lima com a Avenida Dr. Nilo Peçanha, moradores fizeram protesto irônico marcar a demora da prefeitura em consertar um buraco Foto: Felipe Daroit / Agência RBS / Agência RBS  

Para marcar a demora da prefeitura em consertar um buraco no pavimento na esquina da Rua Desembargador Augusto Loureiro Lima com a Avenida Dr. Nilo Peçanha, no bairro Bela Vista, moradores colocaram balões e cartazes de "feliz aniversário" no local. O protesto irônico foi feito por moradores da região no último sábado (17).

Leia mais
Buraco em calçada completa aniversário de dois anos sem conserto na Capital
Trecho de 1 km de avenida na zona norte de Porto Alegre tem mais de 100 buracos

De acordo com os moradores, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) foi o único órgão do executivo municipal que esteve no local e colocou cavaletes. Mas, desde então, ninguém mais teria retornado para consertar o trecho.

— O buraco existe há muito tempo, só que não estava tão fundo. Nas últimas semanas, afundou mais e ficou assim. Há uns três meses que existe o problema — disse o zelador do prédio em frente, Cristiano Horbach. 

Veja a explicação da prefeitura para o problema: 

"Trata-se de uma junta de rede pluvial quebrada. A Secretaria de Serviços Urbanos, por meio do DEP, está encaminhando a execução destes consertos via convênio firmado com o Dmae. Ainda não há previsão para a conclusão dos serviços."



A alguns metros dali, uma cratera na entrada da garagem de um prédio localizado na Rua Tauphick Saadi, na esquina com Antonio Daudt Filho, também no bairro Bela Vista, faz os moradores estacionarem os veículos na rua há mais de um mês. 

Segundo moradores do prédio, o pavimento começou a apresentar problemas no dia 5 de dezembro de 2016. Duas semanas depois, a prefeitura esteve no local e fez o conserto.

Em janeiro deste ano, o buraco voltou a aumentar. Em maio, uma equipe da prefeitura foi ao local para fazer uma obra, abriu mais ainda o buraco, tirou parte da tubulação, mas precisou interromper o serviço por conta da chuva. A chuva parou na semana passada, e os funcionários da prefeitura ainda não teriam retornado.

— Vieram e nunca mais voltaram. É um abandono total. Carros não podem entrar e não podem sair. Temos vários protocolos na prefeitura e nada de solução — disse o morador Celso Campos.

Ao menos dois carros de moradores estacionados na rua tiveram danos materiais por quedas de galhos e por danos no retrovisor causado por batidas.

Veja o que diz a Secretaria de Serviços Urbanos sobre o problema:

"Em maio, o DEP retirou a parte da tubulação que estava com problema. Porém, a situação climática não colaborou com a obra, e assim, não foi possível concluir o serviço. Ainda é necessário realizar o conserto das juntas quebradas, implantar os tubos novos e aterrar o local. A Secretaria de Serviços Urbanos, por meio do DEP, está encaminhando a execução destes consertos via convênio firmado com o DMAE. Ainda não há previsão para a conclusão dos serviços."

Na Rua Tauphick Saadi, na esquina com Antonio Daudt Filho, cratera na entrada da garagem de um prédio faz os moradores estacionarem os veículos na rua há mais de um mês Foto: Felipe Daroit / Agência RBS

Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.     

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.