Educação

Avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio ficam abaixo da meta do MEC

Indicador geral da educação nas redes privada e pública foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministro da Educação Mendonça Filho

08/09/2016 - 13h12min | Atualizada em 08/09/2016 - 13h12min
Avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio ficam abaixo da meta do MEC Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Os anos finais do Ensino Fundamental (alunos entre os 6º e 9º anos) e o Ensino Médio no Brasil não bateram as metas propostas pelo governo, como indica a última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Divulgado na tarde desta quinta-feira, o Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública.

Leia mais:
Desempenho em matemática e leitura cresce em todos os níveis do Ensino Fundamental no Brasil
Desempenho dos estudantes do Ensino Médio em matemática piora e é o mais baixo desde 2005 

A avaliação que é feita a cada dois anos corresponde a 2015, cuja a meta era que as escolas do Ensino Médio atingissem uma nota de 4.3. O resultado, pelo terceiro ano consecutivo, foi de 3.7, o que mostra uma estagnação no desempenho do ensino de nível médio no país. 

Já nos anos finais do Ensino Fundamental, a meta era de 4.7, sendo que a nota final foi de 4.5. Esse é o segundo ano seguido que a média fica abaixo da almejada pelo MEC.

O Ensino Fundamental nos anos iniciais (entre 1º e 5º ano), porém, teve uma nota acima da meta (5.2), de 5.5. Desde 2007, as metas para esse nível escolar são atingidas. 

Os resultados do Ideb são medidos a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb 2015 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2015.

Leia as últimas notícias de educação 

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.