Negócios

Conheça os 3 desafios para atrair a atenção dos clientes

Inovar nos meios e anunciar sem invadir podem fazer a diferença

07/08/2014 | 11h04
Conheça os 3 desafios para atrair a atenção dos clientes SXC.HU/
Foto: SXC.HU

Nos últimos anos, muito se falou sobre a Sociedade da Informação. Um novo paradigma da vida social, com diversos grupos buscando se estabelecer na vanguarda deste novo cenário. Estamos saturados por um volume gigantesco de conteúdo na TV, no computador, no celular, tudo ao mesmo tempo demandando nossa atenção.

Esse efeito sobre as pessoas teve consequências também para os profissionais de marketing. Diante de tanta informação, é cada vez mais difícil conseguir a atenção do seu público.

Rafael Cordeiro, co-fundador da Enox On-life , lista os três desafios para atrair a atenção dos clientes:


1 – Inovar na definição dos meios com foco nas pessoas

Note que estamos falando em “definição” e não “escolha” dos meios. Não é por acaso. É preciso ir além da mera escolha entre os canais de mídia já existentes no sentido de criá-los. Para isso é fundamental observar o comportamento e a rotina das pessoas.

É muito mais eficiente promover um produto no momento em que o seu potencial cliente está próximo da experiência relacionada ao seu universo, do que quando ele está envolvido em outras atividades não relacionadas à sua marca, como assistindo a um filme ou acessando suas redes sociais. Dentro deste raciocínio, sua marca deve estar presente na rotina de consumo do seu cliente de forma planejada, no contexto ideal, sendo útil, relevante e sem parecer invasiva, como veremos a seguir.

4 coisas que os empregadores procuram no Google antes de uma entrevista
Leia outras notícias de Carreiras e Empregos 

2– Anunciar sem invadir e com propósito

As mídias tradicionais são espaços cada vez mais disputados pelas marcas e ignorados pelas pessoas. Há muitos anos a publicidade na TV tenta se reinventar, pois depois que colocaram um controle remoto nas mãos do telespectador, ele não aceita mais tão facilmente ser interrompido por um anúncio no meio do seu programa favorito.

Um dos grandes desafios do profissional de marketing 3.0 é justamente esse: anunciar sem parecer inconveniente. É preciso inserir a publicidade de forma planejada, num contexto adequado para que ela soe mais como uma conveniência do que como uma invasão. Se você conseguir surpreender o cliente com um produto certo no momento ideal, ele se sentirá agradecido e não importunado, como muitas vezes se sente diante de um anúncio.

3– A mensagem certa para a pessoa certa no momento certo

Sem dúvida trata-se de um grande desafio, mas o profissional que conseguir equilibrar essa tríade terá uma possibilidade muitas vezes maior de obter sucesso em suas ações de marketing.

Conhecer o seu consumidor é o ponto inicial para entender em quais circunstâncias ele está mais disposto a prestar atenção na sua mensagem. Analise a rotina da vida real do seu público e identifique o contexto em que seu produto deve participar. É importante que esse contexto tenha associação com o consumo ou experiência da sua categoria, caso contrário sua publicidade será apenas mais uma paisagem.

E finalmente, entendendo as pessoas e o momento ideal, deve-se comunicar adequadamente a mensagem.

Confira o artigo original no site da Endeavor

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.