Mais chance

Vai vender ou locar seu imóvel? Confira dicas para uma boa transação

Especialista sugere 10 itens que ajudam a aumentar em até 30% o valor de comercialização de uma unidade

08/03/2017 - 09h00min | Atualizada em 17/03/2017 - 12h17min
Vai vender ou locar seu imóvel? Confira dicas para uma boa transação Carlos Macedo/Agencia RBS
Renovar a pintura, ajustar o piso e melhorar instalações elétricas e hidráulicas aumentam o valor de qualquer imóvel Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS  

Claudia Chiquitelli
Especial

A aquisição da casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros, o que faz com que muitos busquem informações sobre financiamentos, custo de documentação, entre outros. Mas outros itens devem ser levados em conta na hora de negociar, tanto a venda quanto o aluguel. Imagine alugar um imóvel com um banheiro em péssimo estado? Cupins em todos os cômodos? De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), engenheiro civil Frederico Correia Lima, para muitos, a localização é o ponto mais importante na hora de vender um imóvel, mas acabamento, por exemplo, é mais significativo para quem vai alugar.

Leia mais:
Pensa em comprar um imóvel? Peça certidões para definir o negócio
Mercado de Porto Alegre não sofreu tanto com o aumento de estoque
Vai vender ou locar seu imóvel? Confira dicas para uma boa transação

Lima afirma que antes de colocar um imóvel à venda ou para locação é importante ajustar alguns pontos. Pequenos reparos e simples cuidados podem ajudar nas negociações, agilizando o tempo de venda, aluguel ou até mesmo incrementando o valor da sua casa ou apartamento. Confira 10 dicas do especialista:

1. Faça uma vistoria geral para checar se existe a necessidade de realizar alguma reforma.
— Eliminar problemas nas instalações elétricas e hidráulicas e na estrutura do imóvel é o primeiro passo para valorizá-lo e torná-lo mais atraente para possíveis compradores ou locatários — aconselha o dirigente.

2. Verifique também os caixilhos e, tratando-se de casas, é importante examinar o telhado.

3. Se for possível, renove a pintura e realize ajustes no piso.
— Em geral, as pessoas costumam dar bastante importância a estética. Por isso, paredes com pintura nova e um piso bonito fazem diferença — diz Lima.

4. Dê preferência aos pisos frios, caso faça alguma alteração nos pisos do imóvel. Esse tipo de material costuma ser mais fácil de limpar e também mais resistente.
— Pisos de madeira e laminados costumam estragar mais facilmente — pontua o especialista.

5. Evite deixar instalações elétricas com fios soltos e aparentes.

6. Manter o local o mais neutro possível. Ao pintar o imóvel, por exemplo, prefira tons neutros, que não irão interferir no gosto pessoal dos futuros moradores. O excesso de customização pode se tornar um aspecto negativo nas negociações.

7. Conserve o imóvel limpo. A falta de limpeza pode causar uma má impressão para futuros compradores.

8. Preserve os móveis planejados ou embutidos. Isso ajudará principalmente quando intenção é alugar o imóvel.

9. Mostre um bom aproveitamento da área útil. Se o imóvel estiver mobiliado, fique atento se não há um excesso de móveis. A estrutura dos cômodos, especialmente do banheiro e da cozinha, e o bom uso dos ambientes são requisitos importantes para compradores e locatários.

10. Saiba que a facilidade de vias de acesso, transporte e coletivo e uma boa infraestrutura do bairro também impactam o valor final da construção.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.