Itamar Melo - de Capão da Canoa
Em entrevista, a educadora Guiomar Namo de Mello, presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, diz que considera excessiva a jornada diária de sete horas prevista no Plano Nacional da Educação (PNE) e afirma que o problema é o aproveitamento das horas na escola brasileira.
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ENTREVISTA
> Aumentar carga horária significa aumentar a aprendizagem?
Guiomar Namo de Mello - O problema de aumentar é oferecer duas vezes uma escola ruim. Se a escola é ruim em um período, em dois períodos ela é pior. Se aumenta o tempo de aula para aumentar o tempo de aprendizagem, pode ser eficiente. Mas a noção que a gente tem de escola de período integral é que no contraturno a criança fica fazendo aula de dança, de capoeira etc. São duas escolas sobrepostas. Bate até um negócio quando me dizem: vou trazer um presentinho que é feito pelas crianças do tempo integral. E aí é pano de prato que não enxuga ou trabalhos manuais muito ruins.