Nem uma provinha

Descubra que alimentos você não pode compartilhar com o seu pet

Veterinária lista alimentos que não podem ser dados a cães e gatos

20/03/2015 - 16h25min
Descubra que alimentos você não pode compartilhar com o seu pet reprodução/reprodução
Foto: reprodução / reprodução  

Basta entrarmos na cozinha para preparar um lanchinho que eles já nos olham com aquelas caras de "pidões". Tem gente que não resiste ao semblante carente e acaba dando alimentos que não podem ser dados a cães e gatos. A veterinária Beatriz Macedo listou os alimentos proibidos para seu pet. Confira:

Leia também
Cães conseguem diferenciar tristeza de alegria em humanos, diz pesquisa
Veja dicas para ajudar na boa convivência entre bebês e cães

Cebola, alho e cebolinha

Cebolas são ricas em tiossulfato, substância que nós humanos conseguimos digerir, porém, cães e gatos, não. Este composto acaba sendo absorvido pela corrente sanguínea, que causa a lise (quebra) das células vermelhas do sangue, gerando danos a órgãos vitais como coração e rins. O alho e a cebolinha também possuem tal substância, porém em menor concentração.

Como cuidar dos pets no calor
Aprenda a transportar seu pet com segurança

Chocolate
Chocolate pode acabar devido ao excesso de consumo, alertam fabricantes Adriana Franciosi/Agencia RBS

Este é rico em teobromina, encontrada no cacau, substância capaz de causar graves alterações no sistema nervoso central e no coração do pet. Os sintomas são percebidos geralmente entre seis a 12 horas após a ingestão. Chocolates amargos possuem maior concentração de cacau, consequentemente, maior concentração de teobromina. Outra grave alteração se dá por conta da grande concentração de gordura, sobrecarregando o pâncreas e gerando danos a sua função.

Uvas
16328729

Não se conhece o mecanismo de ação e os efeitos tóxicos de uvas em cães e gatos. Mas causam doença renal aguda, algumas vezes irreversível.

Abacate
Comer um abacate por dia pode controlar o colesterol "ruim" freeimages/divulgação

Contém uma substância chamada persina, tóxica para cães e gatos, que causa graves alterações no sistema gastrointestinal e sobrecarrega o pâncreas, pois também é muito gorduroso. Outro grande perigo está na semente, alguns cães a ingerem, tendo que ser retirada cirurgicamente.

Frituras e alimentos gordurosos
VÍDEO: os 5 lanches mais "diferentes" de Porto Alegre Felipe Martini/Agência RBS

Pizza, queijos, batata frita e outros itens da alimentação humana não só causam um desarranjo intestinal como podem levar à pancreatite, inflamação do pâncreas que pode levar ao óbito do animal.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.