Estamos acostumados a ver atores americanos de cinema, bons, maus, ótimos, mais ou menos, às vezes péssimos. Mas atores americanos de teatro é uma raridade. Principalmente quando todos são excelentes. É o caso do elenco da montagem de Sonho de uma Noite de Verão da companhia The Actors Gang, com direção de Tim Robbins, encerrando com chave de ouro o 21º Porto Alegre Em Cena.
>> Tim Robbins fala sobre teatro e comenta a grande atração do Poa Em Cena, "Sonho de uma Noite de Verão"
>> Confira cobertura completa do 21º Porto Alegre Em Cena
E, quando o talento do ator se mostra estimulado por uma encenação criativa, aí então o prazer do espectador é completo, quase um orgasmo estético, se é que me permitem utilizar a metáfora chula. Tem mais. E quando essa encenação criativa realizada com atores excelentes está sedimentada num texto genial, como é o caso da peça de Shakespeare?
Bom, aí então nem é preciso dizer o que sentimos. Bastava ver a felicidade estampada na cara do público no dia da estreia, o riso, a leveza, as brincadeiras, o tom bem humorado dos comentários. E, convenhamos, não é um espetáculo fácil de ser assimilado, longo, texto em versos ditos muito rapidamente, o que tornava a leitura da tradução projetada na tela às vezes bastante difícil.
Mas a empolgação da plateia mostrou que tudo isso foi superado e que Shakespeare, quando bem encenado, continua mandando e desmandando na arte do teatro. A simplicidade da encenação, praticamente sem cenários e com figurinos aparentemente improvisados - resultado de problemas financeiros do grupo, segundo entrevista do diretor - foi substituída por soluções criativas e de rara beleza, como é o caso da floresta representada por galhos e flores que os atores trazem consigo e manipulam durante as cenas.
A trilha sonora é interpretada ao vivo por um duo de instrumentistas que, além da música, recria sons e ruídos de vento, plantas e bichos num universo habitado por fadas, elfos e outros seres fantásticos. Sonho de uma Noite de Verão é um espetáculo magnífico para celebrar os 450 anos de Shakespeare e solidificar a importância cultural do Porto Alegre Em Cena.

<?xml:namespace prefix = "o" ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
A peça será apresentada neste sábado, às 21h, e domingo, às 18h, no Theatro São Pedro. Os ingressos estão esgotados para as duas sessões.
* Ator e diretor de teatro