Correndo mais que o relógio: a trajetória de Tarso Genro
Com linha ideológica ligada aos movimentos de esquerda, Elly atuou contra a ditadura. Na visão dos agentes encarregados de vigiar inimigos do regime nos Anos de Chumbo, a dona de casa era uma mulher perigosa, que incitava o marido, Adelmo, e os filhos Tarso e Adelmo Filho (morto em 1988) contra o governo militar.
- Eles não estavam fazendo injustiça. Eu era subversiva, sim - disse a mãe do governador em entrevista a ZH em 2011, poucos dias após a posse de Tarso no Palácio Piratini.
Na ocasião, Elly contou que acompanhava os filhos nas reuniões políticas e passava horas ouvindo as pregações dos jovens contra a ditadura. A casa dela em Santa Maria também era um centro de convergência de opositores do regime - jornalistas, políticos, intelectuais.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Fã de Che Guevara, "porque ele foi atrás de um sonho", Elly era uma defensora da democracia.
- A democracia pode ser imperfeita, mas é o melhor de todos os regimes. A imprensa livre faz os governos melhorarem - afirmou a mãe do governador em entrevista a ZH em 2011.
Foto: Diego Vara / Agência RBS
* Zero Hora

Elly Herz Genro, mãe do governador Tarso Genro, morreu nesta quarta-feira, aos 93 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do Piratini. Uma nota oficial deve ser emitida ainda nesta manhã.
De acordo com informações preliminares, Elly estava internada há cerca de 20 dias no Hospital de Clínicas e teria morrido de causas naturais. O governador cancelou agenda desta quarta e de quinta-feira. Elly era avó da ex-candidata a Presidência Luciana Genro (PSOL), filha de Tarso.
O sepultamento está previsto para as 11h desta quinta-feira no Cemitério Santa Rita de Cássia, em Santa Maria, no centro do Estado. Ainda não há confirmação do local e horário do velório, que deve acontecer em Porto Alegre.
"Núcleo agregador familiar"
Casada com o político, advogado e professor Adelmo Simas Genro (morto em 2003), Elly teve seis filhos.
- O núcleo agregador familiar, afetivo, dos seis filhos, sempre foi a minha mãe - disse Tarso ao jornalista Moisés Mendes, durante sua primeira campanha ao governo do Estado, em 2002.
