
Os quatro bares interditados na quarta-feira pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) ficam na mesma rua, a da República, uma das mais frequentadas no boêmio bairro da Cidade Baixa, em Porto Alegre. Uma característica em comum a pelo menos três deles - Tapas Bar, Bahamas e Porto Carioca - é a frequência do público LGBT. Já o Van Gogh é o mais antigo, com um público notívago.
Os estabelecimentos foram interditados por infringir o horário de funcionamento determinado pelo Decreto Municipal 17.902. A norma aponta que os bares e restaurantes devem fechar às 2h, com tolerância de 30 minutos, nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados. Nesses dias, os comerciantes podem colocar mesas em recuos e em passeios públicos em frente aos estabelecimentos até as 2h30min.
De domingo a quinta-feira, os espaços podem ficar abertos até 1h, com tolerância de 30 minutos. Após a meia-noite, não é permitida a colocação de mesas em recuos e em passeios públicos em frente aos estabelecimentos, bem como o funcionamento de decks externos e áreas abertas.
Na manhã desta quinta-feira, proprietários de alguns dos bares já corriam para tentar reabrir os estabelecimentos. Um protesto contra o fechamento está marcado para a sexta-feira, em frente aos bares afetados. A Smic já adiantou que outros seis bares da região deverão ser fechados nos próximos dias.