
Cansaço e sensação de dever cumprido. Esses eram os sentimentos compartilhados por cerca de 80 jovens no sábado à noite, em Porto Alegre. Eles concluíam o Startup Weekend, um evento colaborativo promovido pela ONG norte-americana UP Global, que tem como objetivo desenvolver serviços inovadores para o mercado e formar novos líderes.
De sexta-feira a domingo, os jovens encararam o desafio de criar uma startup e provar que valeria a pena investir nela. Foram 54 horas de trabalho, sem intervalo. Ainda que tivessem a liberdade para descansar a hora que quisessem, grande parte deles aproveitou cada minuto para aprender e investir sua energia no novo projeto.
Realizado pela quarta vez na Capital, o Startup Weekend é um evento que vêm atraindo jovens empreendedores e grandes investidores ao redor do mundo. Desde sua criação, em 2007, já foi realizado em 126 países e trouxe à tona grandes projetos. O case de maior sucesso no mundo, o aplicativo Easy Taxi, veio aqui do Brasil. Vencedora de uma das edições do evento no Rio de Janeiro, em 2011, a startup hoje conta com investimentos milionários
Vendas no comércio crescem 1,1% após dois meses de queda
Clientes ocultos ganham dinheiro para avaliar produtos e serviços
Entenda como é calculado o valor do seguro do carro e por que ele é tão alto
Ainda que intenso, o final de semana é bem organizado. Na primeira noite, cada participante apresenta uma ideia de negócio. As 10 melhores são selecionadas em votação, e, a partir daí, são formados grupos de, em média sete pessoas, para desenvolver o projeto.
Divididos em funções dentro da nova empresa, os participantes contam com a ajuda de mentores - empresários locais e de outros Estados -, que ajudam a tirar a ideia do papel. Ao final, jurados avaliam e elegem a ideia mais promissora.
- O interessante é que todos são voluntários, e por isso o evento é todo colaborativo. O vencedor ganha, entre outras coisas, descontos em cursos de especialização. O foco, entretanto, não é o prêmio, mas sim a capacitação de novos empreendedores - conta Renata Masseroni, uma das organizadoras do evento.
Para a estudante Julia Grala Nogueira, 19 anos, participar do Startup Weekend é, além de um grande aprendizado, uma forma de fazer novos contatos no meio empresarial:
- Aprendemos efetivamente como alavancar um negócio e como ser proativos.
Ainda que a maioria dos participantes seja de designer e administradores, para se inscrever não é preciso ter formação em áreas específicas, explica Edson Mackeenzy, empresário e voluntário da Up Global:
- Qualquer um pode participar. Todos que estejam interessados em desenvolver tecnologias que contribuam em suas áreas. O evento é focado na experiência e capacitação destas pessoas.
Mackeenzy, que veio do Rio de Janeiro para ajudar na organização da edição gaúcha do evento, vê no Rio Grande do Sul um grande potencial para novas empresas:
- Entendemos que o Sul tem uma cultura própria. Os empreendedores aqui tem um grande potencial de expansão, mas para isso é preciso que comecem a focar mais na cooperação, e não na competição - avalia.
Poucas horas antes de apresentar o projeto final para os jurados, o gerente de projetos Leandro Castro, 35 anos, se divertia com os primeiros passos da startup que criou com seu grupo. Em menos de um dia, desenvolveram um aplicativo colaborativo para carros roubados, que já começava a dar sinais de sucesso:
- Já vemos pessoas interagindo dentro da plataforma, e isso é incrível. Elas mostram que pode dar certo. É a primeira vez que participo do evento e estou achando maravilhoso.
A startup vencedora desta edição foi a Comix Lab, uma plataforma onde cartunistas podem expor seus trabalhos para interessados comprarem.