Entrevista

Espinosa sobre volta ao Grêmio com Renato Portaluppi: "Sonho realizado"

Técnico campeão da Libertadores e do Mundo em 1983 será coordenador técnico do clube

17/09/2016 - 19h03min | Atualizada em 17/09/2016 - 19h03min
Espinosa sobre volta ao Grêmio com Renato Portaluppi: "Sonho realizado" Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Novo técnico do Grêmio, Renato Portaluppi deve ser anunciado neste domingo após o jogo contra o Fluminense ou, no mais tardar, na segunda-feira. Com ele, retorna também Valdir Espinosa, técnico campeão da Libertadores e do Mundial em 1983. Em entrevista ao Sábado Esporte, da Rádio Gaúcha, o ex-técnico confirmou que será coordenador técnico do clube. 

Leia mais
Valdir Espinosa confirma negociação com o Grêmio: "99,99% que será definido"
Por que o Grêmio vai trocar um diretor-executivo por um coordenador técnico
Inspirado no modelo degradê de 2015, Grêmio lança novo uniforme

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Confirmação do retorno com Renato:
Está 100%, eu já posso dizer isso. Este sonho que eu tinha de retornar ao Grêmio será realizado. Amanhã ou segunda-feira eu estarei em Porto Alegre (...) Olha o que o mundo nos reserva: voltamos a nos encontrar neste clube que tanto temos orgulho e vamos fazer de novo esta camisa vencedora.

Responsabilidade
Eu sei da responsabilidade que vamos ter. Quanto maior ela for, maior vai ser a resposta. Eu sei o que o torcedor espera de nós. O que nós conquistamos ficou marcado no coração dele, mas agora nós queremos mais. Eu sou daqueles que cobram o Grêmio a ser campeão, a fazer que o torcedor tenha alegria e orgulho. O Renato também tem esta identificação. Muitas vezes se diz que os jogadores não tem identificação com o clube. É culpa deles ou de quem não cobra isto deles? Não sei se ganhamos, perdemos ou empatamos. Mas nós temos certeza da entrega dentro de campo.

Relação com Renato Portaluppi na comissão técnica
A tática é com o Renato. Mas ele vai ter alguém ao lado dele para trocar ideias e cobrar. A cobrança é importante para que a gente tenha as correções e o sucesso. Da mesma forma que o Renato tem esta consciência para ouvir e ser cobrado. Claro que sempre dentro de uma linha, onde eu também ouço o Renato, conversando sobre tudo. Nos conhecemos desde 1979 quando nos encontramos no Esportivo pela primeira vez. Nós temos esta facilidade por esta identificação.

Conversa com Renato Portaluppi
Ele tem este mesmo sentimento que eu. Eu achei que eu ele ia ser mais frio, mas eu conversei ontem com ele e ele me disse: 'Tomara que dê certo', com um brilho nos olhos. A gente se conhece e tem um respeito um pelo outro. Foi uma conversa rápida, definindo prioridades. Nós estamos prontos.

Adalberto Preis como vice de futebol
Reencontrar o Preis é uma coisa muito legal. Trabalhamos juntos em 1986 e nos encontramos há algum tempo em Porto Alegre. Sempre conversamos sempre o Grêmio. É uma pessoa que nós temos carinho e confiança.

O que fazer ao assumir o Grêmio?
A primeira coisa que nós temos que entender é o porquê da queda de rendimento. Para encontrar a resposta certa, fazemos a pergunta certa. No primeiro turno o Grêmio disputou diretamente o título. No segundo, se distanciou do título e saiu da turma dos quatro primeiros. Se no primeiro, brigou pelo título, é porque mostrou condições. É porque podia. Se perdeu isto, algo aconteceu. Onde o Grêmio deixou de fazer as coisas certas? Esta resposta nós temos que procurar com os dirigentes, com os jogadores e também com o torcedor. Temos que ter os olhos e ouvidos bem abertos para ouvirmos, observamos e encontrar a resposta certa.

Saída de Giuliano
Perdemos o Giuliano. É um grande jogador? É claro. Mas o Grêmio não estava entre os primeiros por causa do Giuliano, assim como a queda não foi por causa da saída dele.

Tempo de contrato
De minha parte, ainda não conversamos. Também não sei da parte do Renato. Em outra equipe nós diríamos que não seria o momento. Mas nós somos diferentes em relação ao Grêmio. Isto não vai ser problema.

* Rádio Gaúcha

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.