A Stock Car terá novidades na temporada 2017, que envolvem o formato da classificação e o das corridas e uma nova pontuação.
Em 2017, as rodadas duplas passam a ter a mesma duração: 40 minutos mais uma volta, diminuindo assim em cinco minutos a corrida 1 e ampliando em 10 minutos a segunda. Com isso, a pontuação da corrida 2 aumenta: o vencedor passa a levar 20 pontos, e não mais 15.
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Outra alteração significativa na dinâmica das corridas é a obrigatoriedade do pit stop para reabastecimento tanto na primeira quanto na segunda provas, uma das medidas que agradou a pilotos como Cacá Bueno, da Cimed Racing.
– Com isso, voltamos a um formato em que o piloto que vence a corrida 1 pode lutar por boas posições na etapa seguinte, o que não era possível no regulamento do ano passado – diz o pentacampeão da categoria, que neste ano passa a integrar a equipe que conquistou os dois últimos títulos.
Campeão em 2015, Marcos Gomes projeta a necessidade de adaptação ao novo formato
– Nos últimos dois anos, eu e o Felipe (Fraga) fomos campeões privilegiando sempre a prova 1. Agora, com uma pontuação mais equilibrada e com a obrigatoriedade do pit stop nas duas corridas, certamente terá que haver uma boa performance na rodada dupla como um todo para lutar pelo título – prevê Gomes.
Apesar de Fraga considerar interessante o novo formato, o atual campeão admite que prefere as provas únicas. Mas o campeonato ganha uma rodada dupla a mais neste ano, já que a etapa de abertura do campeonato, em Goiânia, será neste formato – e não mais como corrida de duplas, como nos últimos anos.
Em 2017, a Stock Car volta a ter o treino dividido em três partes: Q1, Q2 e Q3. Na primeira parte, os carros entram na pista em 2 grupos (divididos pela posição do campeonato, pares e ímpares) e os 15 melhores passam a sessão seguinte. Depois, com todos juntos, apenas os seis melhores se classificam. A grande novidade vem no Q3: cada piloto entra sozinho na pista para apenas uma volta lançada, e assim será conhecido o pole position.
A pré-temporada da Stock Car será no próximo dia 30, em Goiânia, onde também será disputada a primeira etapa no dia 2 de abril.
Três etapas serão disputadas no Rio Grande do Sul: Velopark (23 de abril), Santa Cruz do Sul (21 de maio) e Tarumã (1º de outubro).
Veja como ficu a nova pontuação da Stock Car
Etapa com duas provas
Corrida 1
1º: 30 pontos
2º: 26
3º: 23
4º: 21
5º: 19
6º: 17
7º: 15
8º: 13
9º: 12
10º: 11
11º: 10
12º: 9
13º: 8
14º: 7
15º: 6
16º: 5
17º: 4
18º: 3
19º: 2
20º: 1
Corrida 2
1º: 20 pontos
2º: 18
3º: 16
4º: 14
5º: 12
6º: 10
7º: 8
8º: 7
9º: 6
10º: 5
11º: 4
12º: 3
13º: 2
14º: 1
Na última etapa do campeonato, em Interlagos (10 de dezembro) a pontuação será dobrada. O vencedor da prova soma´ra 60 pontos, o segundo colocado, 52 pontos, e assim sucessivamente.
Corrida do Milhão (pontuação diferente)
1º: 30 pontos
2º: 25
3º: 22
4º: 20
5º: 19
6º: 18
7º: 17
8º: 16
9º: 15
10º: 14
11º: 13
12º: 12
13º: 11
14º: 10
15º: 9
16º: 8
17º: 7
18º: 5
19º: 3
20º: 1
*ZHESPORTES