Histórico

Oscar Schmidt recebe homenagem do Brooklyn Nets na NBA

Ex-astro brasileiro foi draftado pela franquia em 1984

14/02/2017 - 11h23min | Atualizada em 14/02/2017 - 11h23min
Oscar Schmidt recebe homenagem do Brooklyn Nets na NBA Brooklyn Nets / Divulgação/Divulgação
Foto: Brooklyn Nets / Divulgação / Divulgação  

Oscar Schmidt voltou 33 anos no tempo na noite desta segunda-feira. Mais de três décadas depois de ser escolhido pelo New Jersey Nets no draft de 1984, o ex-astro brasileiro recebeu uma homenagem da franquia no Barclays Center — agora, o time joga no Brooklyn. O ex-jogador foi saudado pelo público e recebeu a camisa com o número 14 às costas.

À época, Oscar se recusou a assinar contrato com o Nets porque jogadores da NBA não eram liberados para defender suas seleções nacionais em competições olímpicas e pan-americanas. Por isso, ele abriu mão da carreira nos Estados Unidos para defender a seleção brasileira. A regra mudou em 1992, quando o Comitê Olímpico Internacional cedeu à pressão americana — já que jogadores europeus, mesmo com carreira consolidada, não eram considerados profissionais e podiam jogar.

Leia mais:

No Twitter, times da NHL provocam novas regras para redes sociais da NBA
Na volta a Oklahoma, Kevin Durant lidera vitória do Warriors sobre o Thunder
Brasileiro Fab Melo, ex-NBA, é encontrado morto em casa

Oscar receberá mais homenagens nos Estados Unidos. Na próxima sexta-feira, ele participará do Jogo das Celebridades durante o final de semana das estrelas.

O brasileiro está no Hall da Fama da Fiba e no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, o salão dos astros do basquete dos Estados Unidos.

Atualmente, o Brooklyn Nets vive uma fase ruim e tem a pior campanha da NBA, com nove vitórias e 46 derrotas na temporada. Na segunda, o time foi derrotado pelo Memphis Grizzlies por 112 a 103.

*ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.