Incômodo

Moradores reclamam de calçada estragada e esgoto aberto na zona sul de Porto Alegre

Vizinhos precisam conviver há mais de um mês com o mau cheiro e passar pelo meio da rua ao transitarem pelo local

Por: Zero Hora
13/06/2017 - 09h00min | Atualizada em 14/06/2017 - 21h25min
Moradores reclamam de calçada estragada e esgoto aberto na zona sul de Porto Alegre Alexandre Raymundo de Jesus/Arquivo pessoal
Moradores da região passam pelo meio da rua para não transitar pelo local Foto: Alexandre Raymundo de Jesus / Arquivo pessoal  

Há mais de um mês, uma árvore na Rua Doutor Raul Moreira, no bairro Cristal, em Porto Alegre, pendeu para o meio da rua, fazendo com que as raízes do vegetal estragassem a calçada _ em dias de chuva, o esgoto corre sobre o passeio. 

Mesmo após a árvore ter sido retirada, os moradores da região relatam que continuam convivendo diariamente com cheiro ruim e passam pelo meio da rua para não transitar pelo local.

– Já fazia muito tempo que aquelas raízes da árvore estavam causando problemas na calçada. Teve vezes que os próprios moradores fizeram o conserto porque a prefeitura não vinha arrumar – afirma o estudante Alexandre Raymundo de Jesus, que fez a postagem no aplicativo Pelas Ruas, iniciativa de Rádio Gaúcha, ZH e RBS TV.

Leia mais:
Calçada no bairro Floresta tem buraco de 40 centímetros aberto há meses
Moradores reclamam de cratera em rua do bairro Santana, em Porto Alegre
Zona norte de Porto Alegre é uma das regiões mais afetadas pela buraqueira 

Jesus explicou que moradores foram ao Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), na Zona Sul, para obter mais informações sobre o problema. Segundo ele, um engenheiro afirmou que a empresa terceirizada responsável por esses trabalhos encerrou contrato e nova licitação não foi feita. 

O DEP foi procurado pela reportagem e disse, por meio da assessoria de imprensa, que no local há necessidade de serviço de reconstrução de rede pluvial com auxílio de caminhão, caçamba para colocação de entulho e retroescavadeira. O DEP ainda afirmou que está sem contrato de turmas vigente para realização deste serviço e não há previsão de execução do reparo. De acordo com o departamento, o serviço está na programação para ser feito quando a licitação de turmas for concluída.

Em dias de chuva, o esgoto corre sobre o passeio Foto: Alexandre Raymundo de Jesus / Arquivo pessoal


Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.  

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.