Tempo

Ao menos 11 municípios registram queda de granizo no Estado 

Defesa Civil estadual alerta para a passagem de um ciclone extratropical próximo ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira 

Por: Zero Hora
13/09/2016 - 03h21min | Atualizada em 13/09/2016 - 11h15min
Ao menos 11 municípios registram queda de granizo no Estado  Lauro Alves/Agencia RBS
Chuva atingiu Porto Alegre na noite de segunda-feira Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, não foram registrados, até o momento, grandes estragos devido ao temporal que atinge o Estado. Segundo o órgão, até o meio da manhã na terça-feira, houve registro de queda de granizo em nove municípios de quatro regiões: Aceguá, na Campanha; Canguçu, Rio Grande, Chuvisca e Pedras Altas (foto abaixo), na Região Sul; Imbé e Osório, no Litoral Norte; Alvorada, Viamão e Santo Antônio da Patrulha, na Região Metropolitana, e em alguns bairros de Porto Alegre.

Pedras Altas Foto: Defesa Civil / Divulgação

Leia mais:
Defesa Civil alerta para risco de ventos fortes no Estado
Mau tempo avança pelo Estado trazendo chuva e ventos fortes 
Após domingo de calor, semana deve ter chuva e frio no RS

Rajadas de vento de 94 km/h registradas na madrugada desta terça-feira causaram estragos em mais de 50 casas e na rede elétrica de pelo menos quatro bairros em Santa Maria. O levantamento ainda é preliminar. Equipes trabalham no local para a distribuição de lonas. 

Em Pelotas, fortes ventos foram registrados no fim da noite de segunda-feira. Segundo informações da Defesa Civil, ao menos três postes foram derrubados com a força do vendaval. Algumas árvores e galhos também caíram devido às rajadas de vento. Apesar dos ventos fortes, algumas pancadas de chuva e queda de granizo em pelo menos três localidades, Rio Grande não registrou danos significativos.

O temporal provocou desabamento do palco principal (foto abaixo) do Parque Esportivo Eduardo Gomes, no bairro Fátima, onde está sendo realizada a 24ª Semana Farroupilha de Canoas. Em função disso, os shows programados para esta terça-feira, de Leonardo Charrua e Robson Paines, às 21h; e de César Oliveira e Rogério Melo, às 22h, estão cancelados. Uma reunião técnica, no local, com os Bombeiros, vai definir como ficarão os espetáculos dentro da programação.

Parque Esportivo Eduardo Gomes, em Canoas Foto: Divulgação

Em Porto Alegre, houve transtornos principalmente no trânsito. Veja fotos:

Segue o alerta da Defesa Civil estadual para a passagem de um ciclone extratropical próximo ao Estado. Segundo a Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), é esperada chuva intensa para a madrugada desta terça-feira, além de fortes ventos entre terça e quarta-feira no RS.

Segundo a Sema, a chuva deve se concentrar na região sul do Estado. Os ventos constantes, que podem chegar a 55 km/h, são esperados em grande parte do litoral Sul e Norte, próximo à Lagoa dos Patos, no extremo sul, na parte leste da Campanha e Região Metropolitana de Porto Alegre. As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h, segundo o comunicado.

A Defesa Civil vai liberar um novo balanço sobre os efeitos do temporal no Estado por volta das 11h desta terça-feira.

*Zero Hora com informações da Rádio Gaúcha

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.