
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta sexta-feira a relação de candidatos por vaga do vestibular 2015. São 39.849 candidatos concorrendo às 3.996 vagas para um total de 90 cursos. Neste ano, o processo seletivo registra maior densidade por conta da redução da oferta para ingresso via vestibular, já que 30% das vagas são reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Confira a densidade de cada curso no site da UFRGS
Veja o número de candidatos por vaga no vestibular 2014 UFRGS e UFSM são as gaúchas melhor colocadas no Ranking Folha
UFRGS e mais cinco brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo
O curso mais concorrido é Medicina, com 78,78 candidatos por vaga, seguido de Psicologia noturno (29,90 por vaga), Psicologia diurno (28,29). Fisioterapia (22,67) e Comunicação Social - Jornalismo (20,09). A lista das cinco graduações mais procuradas é a mesma dos últimos dois anos, com apenas Psicologia noturno e diurno intercalando posições.
Em 2015, pela primeira vez a UFRGS oferece a opção de ingresso pelo Sisu: 30% das vagas serão definidas somente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em comparação com o ano passado, há 2.196 menos vagas no vestibular - o que se traduz em mais concorrência para os candidatos. Por outro lado, há 5% menos inscritos: em 2014, 42.044 vestibulandos concorreram às vagas oferecidas.
Sisu muda panorama de cursos de Medicina em universidades gaúchas
O reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, disse que é uma tendência nacional a ampliação do ingresso via Sisu, e a instituição gaúcha não deve ficar de fora. Ele comentou também que muitos estudantes deverão buscar uma vaga na universidade tanto pelo vestibular quanto pela nota no Enem, o que certamente vai gerar listas maiores de chamadas de candidatos para ingresso pós-vestibular.
- A forma de ingresso pelo vestibular é consolidada, mas pelo Sisu vem crescendo. Vamos avaliar o desempenho desses estudantes que entram pelo Enem, porque a UFRGS sempre faz mudanças com muita cautela. Mas é provável que aumentemos o ingresso pelo Sisu - afirmou o reitor.
Com a adoção do Sisu os candidatos passam a ter duas chances para concorrer à mesma vaga na graduação da universidade: pela colocação no Sistema de Seleção Unificada ou através da média obtida no vestibular (que também pode ganhar acréscimo se utilizada a nota do Enem).
A política de ações afirmativas da UFRGS alcança 40% das vagas em cada curso no próximo vestibular, com cotas reservadas somente a egressos do Ensino Médio no sistema público. Confira como fica a divisão de vagas no gráfico abaixo.
Foto: UFRGS / Divulgação

As provas do vestibular serão realizadas de 4 a 7 de janeiro (de domingo a quarta-feira) em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. Serão aplicadas questões das seguintes áreas do conhecimento: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; História e Matemática.
* Zero Hora