Na manhã desta segunda-feira, os franceses Engoeram Samithamby, 25 anos, e Soufyane Bouazza, 22 anos, esperavam o voo para Salvador na Fun Zone, área localizada no terceiro andar do aeroporto Salgado Filho, onde turistas podem descansar, com espaços para camas, televisões onde passam os jogos e videogames. A dupla, que veio para assistir ao primeiro jogo do mundial no estádio Beira-Rio, entre França e Honduras, tinha viagem marcada para o meio-dia para a capital baiana, onde a França enfrenta a Suíça. Mas, por causa do nevoeiro, deveriam embarcar somente às 14h.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre a Copa 2014
O voo deles era um dos 29 atrasados no dia seguinte ao primeiro jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre. Devido à neblina, o Salgado Filho fechou para pousos e decolagens às 4h28min e reabriu apenas às 9h33min, somando cinco horas parado. Outros três voos foram cancelados.
- Problemas como esse, com o tempo, não podemos prever. Na França também acontece. Não vejo problema - conta o professor de História, Samithamby.
Os turistas, que têm como terceiro destino o Rio de Janeiro, onde ocorrerá o jogo contra o Equador, se hospedaram em um hotel na Cidade Baixa. Eles afirmam que os porto-alegrenses "são muito atenciosos e receptivos".
A situação de Thomas Perroy, 30 anos, era ainda pior: o francês, que chegou à Capital na quinta-feira também para assistir ao jogo de domingo, tinha o voo marcado para as 9h, mas só conseguirá voltar a Buenos Aires, onde mora, às 13h.
- Pelo menos, o aeroporto é bom, parecido com os da Europa. Estive na última Copa, na África do Sul, e aqui está sendo bem melhor. Porto Alegre é uma cidade grande, com bastante movimento, mas as pessoas te procuram para ajudar, são simpáticos. Só o que complicou nos últimos dias foi a chuva - conta Perroy, que descansava nas poltronas da Fun Zone entre a espera de cerca de quatro horas.
O hondurenho Javier Corea, 41 anos, não se incomodava com o atraso. Depois de assistir ao jogo no Beira-Rio, ele embarcaria para Buenos Aires, onde ia passar alguns dias antes de ir para Curitiba assistir à sua seleção contra o Equador. Seu voo, que estava marcado para as 8h45min, não tinha previsão para sair até o fim da manhã.
- Não tem problema, estou de férias. Relax! _ afirmou o turista enquanto estava deitado, à espera de algum sinal sobre seu voo.
Na sexta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou testes do novo aparelho antineblina que deve ser instalado no aeroporto, o ILS2.O equipamento já recebeu isenção temporária e agora depende da aprovação do relatório que será enviado pela Anac.
Fechado por 9 horas, aeroporto fica o maior tempo do ano sem operar
Burocracia trava uso de sistema que opera sob mau tempo no aeroporto
Aeroporto Salgado Filho fechou por 259 horas em maio desde 2002

Os amigos Engoeram Samithamby e Soufyane Bouazza esperam o voo para o próximo destino onde sua seleção joga
Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Thomas Perroy descansa na Fun Zone em meio a espera de cerca de quatro horas
Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Javier Corea descansa na Fun Zone, enquanto aguarda notícias de seu voo
Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS
