Geral

Caso Bernardo

Justiça nega pedido para reabrir inquérito da morte da mãe de Bernardo

Juiz Marcos Luís Agostini não acolheu pedidos de advogado de Jussara Uglione, avó materna de Bernardo Boldrini

Reprodução Orkut / Arquivo pessoal
Odilaine (E), com o menino Bernardo Boldrini e a mãe, Jussara Uglione (D)

A Justiça de Três Passos entendeu que não surgiram novas provas indicando que Odilaine Uglione, mãe do menino Bernardo Uglione Boldrini, foi assassinada, e negou o pedido do advogado da família materna do garoto, que solicitou a reabertura do inquérito policial. Em 2010, Odilaine cometeu suicídio no consultório do médico Leandro Boldrini, pai de Bernardo. A defesa dela alegou que havia falhas na investigação da morte, e pediu uma nova apuração.

Leia mais:
"Família do pai de Bernardo retirou dinheiro de contas bloqueadas
VÍDEOS: assistente social confessa envolvimento e conta detalhes
Irmão de Edelvânia também responderá por assassinato
Justiça volta a negar pedido de liberdade para o pai de Bernardo
Leia todas as notícias sobre o Caso Bernardo

"Acolho a promoção do Ministério Público e indefiro o pedido de desarquivamento do presente inquérito policial, com fundamento no artigo 18 do Código de Processo Penal", afirmou o juiz Marcos Luís Agostini no despacho.

O artigo estabelece que para desarquivar um inquérito, são necessários fatos novos que justifiquem o pedido. No despacho, o juiz concluiu que as alegações do advogado Marlon Taborda não são suficientes.

- Na teoria, é uma decisão irrecorrível, mas estamos analisando se tomaremos alguma atitude. A Jussara não tem mais interesse. Porém, eu imaginava que havia possibilidade. Verifico que há desinteresse das instituições em apurar a verdade real dos acontecidos - diz Taborda.

De acordo com ele, entre as principais falhas do inquérito conduzido em 2010 estão divergências quanto ao exato local da lesão no crânio de Odilaine; existência de lesões no antebraço direito e lábio inferior da vítima; lesões em Leandro Boldrini; vestígios de pólvora na mão esquerda da vítima, que era destra; ausência de exame pericial em Boldrini, assinatura fraudada em uma carta deixada pela mãe de Bernardo e a própria morte do garoto, que configuraria um fato novo.

Relembre o caso

Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, uma sexta-feira, em Três Passos, município do Noroeste. De acordo com o pai, o médico cirurgião Leandro Boldrini, 38 anos, ele teria ido à tarde para a cidade de Frederico Westphalen com a madrasta, Graciele Ugulini, 36 anos, para comprar uma TV.

De volta a Três Passos, o menino teria dito que passaria o final de semana na casa de um amigo. Como no domingo ele não retornou, o pai acionou a polícia. Boldrini chegou a contatar uma rádio local para anunciar o desaparecimento. Cartazes com fotos de Bernardo foram espalhados pela cidade, por Santa Maria e Passo Fundo.

Na noite de segunda-feira, dia 14, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen dentro de um saco plástico e enterrado às margens do Rio Mico, na localidade de Linha São Francisco, interior do município.

Segundo a Polícia Civil, Bernardo foi dopado antes de ser morto com uma injeção letal no dia 4. Seu corpo foi velado em Santa Maria e sepultado na mesma cidade. No dia 14, foram presos o médico Leandro Boldrini - que tem uma clínica particular em Três Passos e atua no hospital do município -, a madrasta, uma amiga dela, identificada como Edelvânia Wirganovicz, 40 anos, que colaborou com a identificação do corpo.

Posteriormente, o irmão de Edelvânia - Evandro Wirganovicz - foi preso temporariamente por suspeita de facilitar a ocultação de cadáver, crime pelo qual ele acabou denunciado pelo Ministério Público.

Após pedido de aditamento do MP, a Justiça também aceitou a denúncia de Evandro por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de veneno e recurso que dificultou defesa da vítima), e decretou sua prisão preventiva.

Assista ao depoimento prestado por Edelvânia à Polícia Civil:

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00