Esportes

Relembre

Retrospectiva 2014: as principais notícias de esporte

Confira os fatos marcantes deste ano da dupla Gre-Nal, da Copa Mundo e mais outros destaques esportivos


Adriana Franciosi/Agência RBS

13 de abril -
Inter é campeão Gaúcho

Foi com uma goleada histórica sobre o Grêmio que o Inter conquistou o tetracampeonato gaúcho. Os 4 a 1 do Inter sobre o Grêmio no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, confirmaram a superioridade que havia sido construída pelo time de Abel Braga ainda na Arena. Com dois de Alex, um de D'Ale e outro de Alan Patrick, o Colorado levantou seu 43º título estadual. Ernando marcou gol contra para os gremistas.


Mauro Vieira/Agência RBS

1º de maio - Grêmio é eliminado nas oitavas de final da Libertadores

O maior público da Arena em partidas oficiais testemunhou a dramática eliminação do Grêmio nas oitavas de final da Libertadores. Aflitos, mais de 47 mil torcedores viram o time cair nos pênaltis, após vitória por 1 a 0 no tempo normal com gol de Dudu. Nas penalidades, o San Lorenzo venceu por 4 a 2.


Diego Vara/Agência RBS


Divulgação/CBJ

19 de outubro - Nos pênaltis, Brasil de Pelotas garante acesso à Série C

Após perder por 2 a 1 no tempo normal, o Xavante venceu o Brasiliense nas penalidades por 4 a 3 e garantiu acesso à Serie C.


Martini defende pênalti durante a decisão - Kleber Lima/Jornal de Brasília

O Brasil de Pelotas ainda chegaria à decisão da Série D, mas perderia nos pênaltis para o Tombense, de Minas Gerais.


Jefferson Botega/Agência RBS

19 de dezembro - Gabriel Medina é campeão mundial de surfe

Aos 20 anos, Gabriel Medina se tornou o novo campeão mundial de surfe. O paulista de Maresias não precisou nem mesmo esperar o final da última etapa do circuito, realizada em Pipeline, no Havaí, para se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o principal circuito do esporte. Após se classificar às quartas de final, Medina viu Kelly Slater e Mick Fanning serem derrotados pelo catarinense Alejo Muniz, o que garantiu o título ao seu compatriota. No final da etapa, ele ficou em segundo lugar.


Kirstin Scholtz/ASP

Se o assunto for futebol, 2014 será lembrado, inevitavelmente, como o ano em que ocorreu a derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha por 7 a 1. Quanto a dupla Gre-Nal, a única conquista foi do lado colorado, com o 43º título estadual. Já o Grêmio foi eliminado da Libertadores, excluído da Copa do Brasil e passou o ano em branco. No confronto entre as duas equipes, ambos os lados golearam por 4x1. Confira esses e mais outros destaques de esportes em 14 datas.

5 de abril - Reinauguração do Beira-Rio

Quase 50 mil colorados compareceram a festa de reinauguração do Beira-Rio. O evento, que resgatou a trajetória do clube e contou com a presença de ídolos - como Falcão, Fernandão e Figueroa -, combinou música, dança, luzes e projeções sobre uma superfície branca no gramado e em uma tela circular pendurada sobre o círculo central do campo.

7 de junho - Morte de Fernandão

O ex-jogador e ídolo do Inter Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, morreu na madrugada de 7 de junho na queda de um helicóptero Esquilo, com capacidade para cinco pessoas, na cidade de Aruanã, interior de Goiás. O acidente ocorreu por volta de 1h30min. Fernandão tinha 36 anos de idade.


Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás, mas foi no Inter que ele viveu suas maiores glórias - Ricardo Duarte/Agência RBS

1º de julho - Copa em Porto Alegre

A Copa do Mundo deixou saudades na Capital gaúcha. Por aqui, tivemos a invasão hermana, a Borges de Medeiros colorida de laranja e Oktoberfest em junho, fora o Carnaval na Cidade Baixa. Zero Hora listou 10 momentos marcantes da Copa em Porto Alegre e também o que o evento deixou como legado para a cidade.


Estádio Beira Rio iluminado durante a última partida do mundial, Alemanha x Argélia, em solo gaúcho - Omar Freitas/Agência RBS

8 de julho - Brasil é goleado pela Alemanha e vê morrer sonho do título em casa

O maior vexame da história futebolística do Brasil. O 7 a 1 que a Seleção Brasileira levou para a Alemanha em uma semifinal disputada dentro de casa nunca será esquecido. Por exemplo, há um site que projeta como estaria o placar caso a partida ela ainda estivesse em andamento.

 
Torcida que lotou o Mineirão presenciou o maior fiasco brasileiro na história do futebol - Jefferson Botega/Agência RBS

13 de julho - Alemanha é Tetra

Com gol de Götze na prorrogação, a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0 e se sagrou tetracampeã mundial.


AFP/AFP

29 de julho - Grêmio contrata Felipão

Após 18 anos, Luiz Felipe Scolari assumiu o cargo de treinador do Grêmio pela terceira vez. Na sua primeira passagem, em 1987, conquistou o Gauchão. Depois, entre 1993 e 1996, levantou alguns dos principais títulos do clube: Copa do Brasil, em 1994, Libertadores, em 1995, Recopa Sul-Americana e Brasileirão, em 1996.


Lucas Uebel/Gremio.net

28 de agosto - Caso Aranha

Os minutos finais da derrota do Grêmio para o Santos na Copa do Brasil foram marcados por um incidente de racismo no setor da Geral da Arena. O goleiro Aranha foi chamado de "macaco" por alguns torcedores gremistas e se revoltou com a atitude.


Fernando Gomes/Agência RBS

Patrícia Moreira e outros três envolvidos no "caso Aranha" terão de se apresentar à polícia em dias de jogos oficiais do Grêmio até o dia 29 de agosto de 2015. A determinação, acordada em audiência no Foro Central na manhã desta segunda, foi apresentada como condição para que o processo penal contra os quatro torcedores fosse suspenso.

29 de agosto - Mayra Aguiar conquista ouro inédito no Mundial de Judô

Mayra Aguiar conquistou a inédita medalha de ouro no Mundial de Judô. Em Chelyabinsk, na Rússia, a judoca do meio-pesado (-78kg) se igualou à compatriota Rafaela Silva como as únicas campeãs mundiais do judô feminino brasileiro. De quebra, a gaúcha ainda se tornou a maior medalhista do país na história da competição, com quatro medalhas.

9 de novembro - Grêmio vence o Inter por 4 a 1

Após dois anos sem vencer o rival, o Grêmio goleou o Inter por 4 a 1. Luan, Ramiro e Alán Ruiz (que marcou dois) anotaram os gols gremistas, e Rafael Moura descontou na primeira vitória tricolor em clássicos na Arena.

 
Ricardo Duarte/Agência RBS

29 de novembro - Inter garante vaga na Libertadores 2015

Após vencer o Palmeiras por 3 a 1, em um Beira-Rio que atingiu o seu novo recorde de público (41.148 torcedores), o Inter garantiu vaga na Libertadores 2015. Taiberson, Fabrício e Valdívia marcaram os gols da vitória colorada.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00